NOVA BAHIA 2024

Número de assinaturas para PEC da reeleição ultrapassa casa dos 50: certeza de aprovação

Informações dão conta de que contrários apenas alguns deputados do PT e União Brasil

Deputado Niltinho, líder do PP na ALBA

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reeleição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) já tem mais de 50 assinaturas [cerca de 53], das 21 necessárias para ser aprovada. A expectativa é que a PEC seja apresentada na próxima semana pelos deputados progressistas Niltinho e Nelson Leal (PP), autores da proposição, que poderá viabilizar o terceiro mandato do atual presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD).

O deputado Niltinho (PP) declarou, inclusive, ter certeza da aprovação da proposta e foi mais além: “é um sentimento natural dos deputados diante da atuação do atual presidente [Adolfo Menezes/PSD], que conquistou a confiança da Casa”.

Contrários, conforme antecipado pelo portal, estariam apenas o líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), que está no páreo e, com ele os petistas Euclides Fernandes e Júnior Muniz. Na oposição, que já teve o aval público do líder, Alan Sanches (União Brasil), dos 20 parlamentares, os integrantes União Brasil deputados Júnior Nascimento, Marcinho Oliveira e Robinho e Emerson Penalva (PDT), o que reforça o número de assinaturas obtidas.

Niltinho enfatizou ainda que a dificuldade se deu pelo feriado da Proclamação da República nesta quarta-feira (15).

O que dificultou foi o feriado que mexeu com o funcionamento da Assembleia Legislativa, mas na próxima semana daremos entrada na PEC seguindo o que manda o regimento para que a mesma siga para a votação em plenário e, não tenho dúvida da aprovação”, reiterou Niltinho.

Menezes, por sua vez, mantém cautela, mas não deixa de frisar que ‘cabe aos colegas em todo o regimento, como em toda lei, aprovarem ou não’.

Na bolsa de apostas para a eleição da Mesa Diretora que ocorre em 2025, além do atual presidente estão o líder do governo e a pessedista Ivana Bastos, a qual o presidente do partido, senador Otto Alencar já declarou apoio.

Fonte: Bahia.ba

Veja também

GOVERNO DA BAHIA