MAIS DESENVOLVIMENTO

Nubank incluiu 5,7 milhões de brasileiros no mercado de crédito entre julho de 2021 e julho de 2022

Segundo estudo do banco digital, 56,8% são jovens de 18 a 30 anos e 80,2% têm renda até R$ 2,5 mil e não tinham histórico de crédito

A taxa de inadimplência no pagamento da fatura do cartão de crédito se manteve em 5,3% no quarto trimestre de 2022– abaixo da taxa de mercado, que fechou dezembro de 2022 em 7,8%.

São Paulo, 20 de março de 2023 — O Nubank promoveu em um ano a inclusão financeira de 5,7 milhões de brasileiros no mercado de cartão de crédito, segundo estudo inédito divulgado pelo Data Nubank – plataforma de pesquisas e análises sobre finanças da empresa. O levantamento analisou o perfil de gastos e investimentos de clientes que não tinham histórico e obtiveram seu primeiro acesso ao crédito, com base em dados entre julho de 2021 e julho de 2022.

Para este grupo, o perfil de maior aderência ao crédito é de pessoas com renda de até R$ 2,5 mil, que contabilizou 80,2% do total de pessoas que, por meio do Nubank, passaram a ter acesso a um produto de crédito pela primeira vez. Considerando a faixa de idade, os incluídos pela instituição a partir do cartão de crédito são jovens: na média, 56,8% têm idade entre 18 e 30 anos, e 18,4% estão na faixa etária de 31 a 40 anos. Além disso, o acesso ao crédito entre os clientes incluídos pelo Nubank não acarretou aumento do nível de endividamento do cartão de crédito — que se manteve em 5,3% no quarto trimestre de 2022– abaixo da taxa de 7,8% no mercado, segundo dados mais recentes do Banco Central de dezembro de 2022.

“A conclusão desse estudo é o fortalecimento do principal pilar desses dez anos de existência do Nubank, que é desburocratizar o sistema para todos os públicos e promover inclusão financeira de forma responsável, não apenas oferecendo acesso à conta, mas estabelecendo o caminho para o acesso sustentável ao crédito. Por isso, orgulhosamente, estamos em 100% dos municípios brasileiros e somamos mais de 70 milhões de clientes no país”, diz a líder de operações do Nubank no Brasil, Lívia Chanes.

Segundo os últimos dados disponíveis do Banco Central, 103 milhões de cartões de crédito foram emitidos no país entre o início de julho de 2021 e o final de julho de 2022, e o Nubank foi responsável por emitir sozinho 5,53% desse montante. No mesmo período, o Brasil ganhou 44,6 milhões de novos cartões ativos. Desse total, 12,78% eram do Nubank.

Vale ressaltar que a participação de clientes do Nubank no mercado de crédito nacional também aumentou. Em julho de 2021, os clientes do Nubank eram 32,79% do total de pessoas com acesso ao mercado de crédito. Já em julho de 2022, esse percentual passou a ser de 38,58%. O incremento é resultado da estratégia de negócio adotada pela fintech.

“O sucesso da operação de crédito e, especialmente, de uma maior participação das pessoas é oriunda da proposta da empresa desde o primeiro dia do Nubank: oferecer serviços financeiros de forma simples, sem taxas abusivas, de forma acessível e totalmente digital”, explica a líder de operações no Brasil. “É por meio da inclusão e educação financeira por meio da concessão de crédito responsável que as pessoas se tornam mais independentes e empoderadas e podem buscar seus planos, objetivos e sonhos”, completa Lívia.

Atualmente o Nubank possui 34 milhões de clientes ativos, pessoas físicas, em cartão de crédito.

Sobre o Data Nubank

A plataforma de análises sobre finanças Data Nubank produz estudos sobre temas importantes para a economia e o dia a dia das pessoas desde setembro de 2020. O Nubank lançou a plataforma com o pensamento de dividir informações e enriquecer debates, tratando sobre finanças de forma descomplicada. Os estudos são feitos protegendo a privacidade e os dados pessoais de nossos clientes, com medidas de anonimização das informações. 

O estudo completo do Data Nubank está disponível no blog da empresa.

Veja também