Nova pesquisa mostra goleada de Lula em antigo reduto de Bolsonaro

Lula-Foto:Ricardo Stuckert Bolsonaro Foto: Marcos Corrêa/PR Data 2022 Ricardo Stuckert e Marcos Corrêa/Divulgação

Uma nova rodada de pesquisa eleitoral – neste caso, da Ipec, fundada por antigos executivos do instituto Ibope – revela uma goleada de Lula em Bolsonaro no Espírito Santo, importante reduto bolsonarista em 2018.

Segundo o levantamento feito presencialmente, o petista tem, atualmente, 45% das intenções de votos no estado, contra 32% do atual presidente. Para se ter uma ideia, Bolsonaro venceu as últimas eleições no Espírito Santo em assombrosos 64 dos 78 municípios do estado, o que representa 82,05% do total de cidades capixabas.

Ainda tratando sobre a última eleição, o presidente da extrema-direita obteve 63,06% dos votos válidos, enquanto Haddad, candidato do PT à época, marcou 36,94%.

Agora, na recente pesquisa Ipec, realizada entre os dias 26 de abril e 2 de maio, Lula obteve essa importante dianteira de 13%, no levantamento estimulado, ou seja, quando os nomes dos candidatos são apresentados para os eleitores.

Já na ocasião de mudança para a questionário espontâneo, no qual os candidatos não são apresentados aos eleitores, Lula cai sete pontos, marcando 38% e Bolsonaro três pontos, cravando 29%. Ou seja, a diferença entre os dois passa a ser menor, de 9%.

Ciro Gomes e João Doria também pontuaram na Ipec. Na estimulada, aparecem com 4% e 2%, respectivamente.

O apoio do Solidariedade à candidatura ao Planalto do petista e as missões internacionais que vão acompanhar as eleições no Brasil são temas do Giro VEJA desta terça-feira

Fonte: Veja