MAIS DESENVOLVIMENTO

Na França, Lula vence 2° turno da eleição com quase 83% dos votos

Em Paris, o único local de votação para os eleitores brasileiros na França fechou às 17h pelo horário local (13h em Brasília) neste domingo (30). A exemplo do primeiro turno, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, venceu com 82,94% dos votos
na capital francesa.

Em Paris, o único local de votação para os eleitores brasileiros na França fechou às 17h pelo horário local (13h em Brasília) neste domingo (30). A exemplo do primeiro turno, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, venceu com 82,94% dos votos na capital francesa.

Os resultados foram contabilizados por volta das 17h50 pelo horário local (13h50 em Brasília), menos de uma hora após o encerramento da votação em Paris. O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, ficou com 17,06% dos votos.

No total, 7.885 eleitores votaram no candidato petista e 1.622 no atual presidente. No primeiro turno, Lula já havia vencido na França com 77,5% dos votos. O presidente Jair Bolsonaro chegou em segundo lugar, com 13,7% dos votos.

Os resultados são extraoficiais e devem ser confirmados ainda neste domingo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Uma longa fila se formou desde cedo em torno do espaço La Rochefoucauld, no 9° distrito de Paris, centro-norte da capital francesa. Pela manhã, eleitores chegaram a esperar cerca de 3 horas para votar. No início da tarde, a espera diminuiu.

Nas últimas horas antes do encerramento, praticamente não havia mais fila: um cenário bem diferente do primeiro turno, quando a votação teve de ser estendida por mais de uma hora devido ao forte afluxo de eleitores.

Clima de animação

O clima foi de muita animação entre os eleitores. O dia ensolarado e a temperatura amena para essa época do ano – fez 20 graus agora à tarde – ajudou bastante. Muitas pessoas vieram em grupo, em família ou com os amigos, vestidas de vermelho ou de verde e amarelo, e cantaram músicas relativas a seus candidatos. Teve até batucada em uma rua do 9° distrito de Paris.

Raros foram momentos de tensão. No final da tarde, a poucos metros do local de votação, um grupo de bolsonaristas e petistas bateu boca. Mas a polícia chegou rapidamente e os separou.

Em entrevista à RFI, o cônsul-geral do Brasil em Paris, Fábio Marzano, comemorou a boa organização da votação. Segundo ele, alguns ajustes foram feitos, em relação ao dia 2 de outubro, como a criação de um local para pais e mães deixarem carrinhos de bebês, a identificação de pessoas prioritárias já na fila de espera, suporte para a identificação do número de sessão, entre outros. “Vamos aprendendo a cada turno para melhorar cada vez mais”, brinca.

No total, o número de eleitores brasileiros inscritos para votar na França mais do que dobrou em relação às últimas eleições. Em 2018, eram 11.047, passando para 22.629 neste ano.

Daniella Franco, da RFI

Veja também