UFC 213

Mesmo vice-lanterna, Vitória é 5º no risco de queda, aponta UFMG

Probabilidade do Leão cair é de 50,8%; Bahia tem risco de 8,3%

O Vitória é o 19º colocado no Campeonato Brasileiro, posição que rebaixa o clube para a Série B se for mantida na última rodada, dia 3 de dezembro. Mas, nos cálculos dos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o rubro-negro tem menos chance de ser rebaixado que outras quatro equipes.

A sete rodadas do fim do Brasileirão, a UFMG calcula o Vitória com 50,8% de probabilidade de queda para a Série B neste momento. O índice é menor que o atribuído ao Sport (55,8%), ao Avaí (57,2%), à Ponte Preta (62,6%), todos à frente do Leão na classificação, e ao lanterna Atlético Goianiense (97,8%), este virtualmente rebaixado.

O Vitória tem 34 pontos, na vice-lanterna do campeonato. Sport, Ponte Preta e Avaí têm 35 e ocupam respectivamente o 15º, 17º e 18º lugares. O Coritiba, 16º colocado também com 35 pontos, tem 41,8% de chance de rebaixamento, segundo a UFMG.

Ainda de acordo com os mesmos matemáticos, um time que fizer 46 pontos terá somente 4,9% de risco de ser rebaixado. Com 45 pontos, a chance sobe para 21%. E com 44, é de 50,5%. Com menos que isso, a probabilidade é muito grande: 78,8% para quem somar 43 pontos e 93% para a equipe que terminar com 42 pontos. No caso rubro-negro, a quase certeza de alívio se dá com quatro triunfos nos sete jogos restantes. Assim, o Leão chegaria a 46 pontos.

O Bahia tem 39 pontos e aparece com apenas 8,3% de chance de jogar a Série B em 2018 e com 57,9% de probabilidade de classificar para a Copa Sul-Americana.

O tricolor é o 13º colocado, posição que no momento é o limite para obter a vaga na competição continental. Esse limite ainda pode se estender ao 14º e até ao 15º, caso o Grêmio seja campeão da Copa Libertadores e o Flamengo conquiste a Copa Sul-Americana. A probabilidade do Vitória jogar a Sul-Americana é 14,9% , de acordo com a UFMG.

O cálculo das probabilidades é feito levando em conta fatores além da colocação atual das equipes, como a forma nos últimos jogos e o nível dos próximos adversários.

A dupla Ba-Vi volta a jogar no domingo, quando o tricolor recebe a Ponte Preta, às 17h, na Fonte Nova, e o rubro-negro visita o Vasco, às 18h, no Maracanã. As partidas estão no horário da Bahia.

Veja abaixo a classificação do Brasileirão após 31 rodadas:

Carregando…

Brasileirão

Veja também