
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Médicos da rede estadual de saúde vão realizar mais um novo protesto em Salvador. A categoria, que protesta contra a decisão que extingue contratos regidos pelo CLT, vai se mobilizar nesta sexta-feira (15), na região da Praça das Gordinhas, no bairro de Ondina, a partir das 7h30.
De acordo com o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA), a carreata tem como destino as sedes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), ambas localizadas no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
A insatisfação ocorre após cerca de 500 médicos que atuavam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) serem desligados, sem garantia de recontratação nos mesmos moldes. A proposta do governo tem sido a substituição por contratos via pessoa jurídica, sem direitos como 13º salário ou licença-maternidade.
A categoria chegou a iniciar uma greve no final de julho. No entanto, foi finalizada um dia depois, devido a uma decisão da Justiça que considerou a paralisação ilegal. Foram afetadas cinco unidades de saúde em Salvador: Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Roberto Santos, IPERBA, Maternidade Tsylla Balbino e Maternidade Albert Sabin.
Em conversa com o bahia.ba, a presidente do Sindimed-BA, Rita Vírginia, cobrou uma maior atenção do governo estadual aos profissionais. “Espero que o Governo se sensibilize, repense e disponibilize CLT para os médicos que estão listados para perder seus vínculos seguros”, afirmou.
PORTAL GANDUZAO – Do jeito que o povo gosta Notícias em tempo real e o que você precisa saber para entender o Brasil e o mundo.