MAIS DESENVOLVIMENTO

Mais de 40 deputados americanos pedem a Biden revogação do visto de Bolsonaro

Quarenta e um deputados democratas pediram ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a revogação de qualquer visto que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha no país.

Acredita-se que Bolsonaro tenha entrado nos EUA, onde passa férias na Flórida desde 30 de dezembro do ano passado, com o visto A-1, destinado a políticos e diplomatas em missão oficial.

No entanto, o ex-mandatário perdeu o direito ao documento em 1º de janeiro de 2023, quando o novo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu o poder.

Nós entendemos que, desde que o sr. Bolsonaro entrou nos Estados Unidos quando ainda era o presidente do Brasil, ele pode ter feito isso com o visto A-1, que é reservado a indivíduos ou diplomatas em visitas oficiais. Nós requisitamos que você reavalie o status dele no país para garantir que haja base legal para sua estadia e revogue qualquer tipo de visto diplomático que ele possa ter“, diz o documento.

Não devemos permitir que Bolsonaro ou qualquer outro ex-funcionário brasileiro obtenha refúgio nos EUA para escapar da justiça por crimes que possam ter cometido” no Brasil, escreveram os congressistas na missiva.

Entre os deputados que assinaram a carta, estão Joaquin Castro e Gregory W. Meeks, esse último presidente do Comitê de Assuntos Internacionais até janeiro deste ano, quando os republicanos se tornaram a maioria na Câmara.

Na segunda-feira (9), o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, foi questionado em sua coletiva diária sobre a situação de Bolsonaro no país.

Veja também