NOVA BAHIA 2024

Maioria dos diplomas em educação física são da licenciatura, mas procura pelo bacharelado tem crescido mais; veja o raio-x

Uma das carreiras mais procuradas pelos candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a educação física está em alta. Em 2015, 35 mil estudantes se formaram na graduação, segundo dados do Censo da Educação Superior. A maioria (79%) estudou em universidades e faculdades particulares e 60% optaram pelo diploma em licenciatura.

Embora maioria, os licenciados em educação física estão perdendo espaço para os bacharéis: em 2010, essa proporção era de 71% do total de formados. O número total de novos licenciados caiu 10,5% no mesmo período, enquanto o de formados em educação física na área de saúde (o bacharelado) aumentou 47,6%.

Em 2015, 21.013 pessoas se formaram na licenciatura, enquanto 14.019 pegaram o diploma do bacharelado. Essa diferença, em 2010, era significativamente maior. É possível, porém, que um mesmo estudante obtenha os dois diplomas, e tenha o que é conhecido na área como a graduação plena (veja abaixo):

Educação física: bacharelado ou licenciatura?
Veja a evolução no número de formados nas duas áreas da graduação*
Há cerca de dez anos, a formação sofreu reformas no Conselho Nacional de Educação (CNE), que regulamentou as modalidades de graduação de licenciatura e bacharelado. A primeira, que responde até hoje pela maior parte dos estudantes que recebem o diploma todos os anos, permite que o profissional atue na área de educação, como professor de educação física no ensino básico (na educação infantil, no ensino fundamental e médio).
Fonte: G1

 

 

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA