CAMPANHA COMBATE AO MOSQUITO EDES AEGYPTI

Lula tem 41% no primeiro turno, contra 34% de Bolsonaro no Rio de Janeiro, revela Ipec

O levantamento encomendado pela Rio Indústria, Associação de Indústrias do RJ também diz que Ciro Gomes (PDT) tem 6% das menções, Simone Tebet (MDB) é apontada por 2%.

O segundo levantamento feito pelo Ipec (ex-Ibope) para medir a intenção de votos para a eleição de outubro indica que, no Rio de Janeiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 34% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

O levantamento encomendado pela Rio Indústria, Associação de Indústrias do RJ também diz que Ciro Gomes (PDT) tem 6% das menções.

Simone Tebet (MDB) é apontada por 2%, enquanto os pré-candidatos André Janones (AVANTE), Pablo Marçal (PROS) e Vera Lucia (PSTU) têm 1% de menções cada um. Eymael (DC), Felipe d’Ávila (NOVO), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (UNIÃO) e Sofia Manzano (PCB) não atingem 1% das citações, cada.

Entre os eleitores do estado, são 10% os que afirmam votar em branco ou anular seu voto para presidente e 4% estão indecisos.

O resultado considera a margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais, para mais ou menos. De acordo com o Ipec, ao todo foram realizadas 1.008 entrevistas entre os dias 16 e 19 de julho. A pesquisa foi registrada no TSE com o número RJ-08610/2022.

Veja os números abaixo:

  • Lula (PT) – 41%
  • Bolsonaro (PL) – 34%
  • Ciro Gomes (PDT) – 6%
  • Simone Tabet (MDB) – 2%
  • André Janones (AVANTE) -1%
  • Pablo Marçal (PROS) – 1%
  • Vera Lucia (PSTU) – 1%
  • Eymael (DC), Felipe d’Ávila (NOVO), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (UNIÃO) e Sofia Manzano (PCB) – não atingem 1%
  • Branco/Nulo – 10%
  • Não sabe/Não respondeu- 4%

Na pesquisa anterior do Ipec, realizada em maio, Lula (PT) tinha 46%, contra 31% de Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) tinha 4%, João Doria(PSDB) 2%, André Janones (AVANTE) 1%, Felipe d’Ávila (NOVO) 1%, Simone Tebet (MDB), 1% e Vera Lúcia (PSTU): 1%.

Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Brancos / Nulos somavam 7% e 5% dos entrevistados disseram que não sabiam em quem iriam votar ou não responderam.

Espontânea e segundo turno

Na pergunta espontânea, ou seja, aquela em que não são apresentados os nomes para os entrevistados, Lula é lembrado por 35% do eleitorado fluminense e Jair Bolsonaro é por 30%.

Em um eventual segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro, segundo a pesquisa, Lula teria 47% e Bolsonaro 39%.

Totalizam 12% os votos em branco ou anular o voto e os indecisos somam 2%.