O petista ainda não confirmou sua ida, mas já é listado entre os palestrantes no material de divulgação do evento, mesmo sem data para a eventual presença do brasileiro
MÔNICA BERGAMO (FOLHAPRESS) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado a palestrar na Câmara da Cambridge Union Society, associação estudantil da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
O grupo foi fundado em 1815 e já recebeu figuras como Winston Churchill, Margaret Thatcher, Bill Gates, Stephen Hawking e Bernie Sanders. Os debates organizados pela Cambridge Union começam a ser realizados neste mês e vão até março.
“É uma honra para nós receber o presidente Lula que, sucedendo a visita de Michelle Bachelet na condição de Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, será o primeiro líder latino-americano a palestrar na Câmara”, afirmou a Cambridge Union em carta.
O petista ainda não confirmou sua ida, mas já é listado entre os palestrantes no material de divulgação do evento, mesmo sem data para a eventual presença do brasileiro.
O convite ocorre após sua viagem à Europa, em novembro do ano passado, quando o ex-presidente foi aplaudido pelo Parlamento Europeu e recebido pelo presidente francês, Emmanuel Macron.
A próxima viagem prevista pela equipe de Lula seria ao México, no início do mês que vem, mas acabou adiada por causa do avanço da variante ômicron da Covid-19. Uma nova data não foi fechada, mas a ideia é que seja postergada para o começo de março.
Lula tem convite do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, com quem deve se encontrar. O roteiro deve incluir ainda compromissos com representantes de partidos e do Parlamento.
A situação da Covid já era monitorada pela comitiva do petista, que decidiu pela postergação em conjunto com os anfitriões. A avaliação foi a de que manter a turnê para fevereiro acabaria deixando a agenda muito restrita, pela impossibilidade de circular por alguns ambientes e encontrar plateias maiores.