A secretária Nacional de Movimentos Populares do PT Nacional, Lucinha Barbosa, conhecida como Lucinha do MST, foi empossada como deputada estadual pelo partido na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta quarta-feira (31). A secretaria assumiu a cadeira de Maria Del Carmen, também do PT, que pediu licença do cargo.
No ato de posse, Lucinha, que foi secretária das Mulheres no governo de Jaques Wagner, agradeceu ao apoio dos movimentos sociais, elogiou o maior protagonismo feminino na gestão do governador Jerônimo Rodrigues e parabenizou a atuação dos parlamentares do PT na casa.
Lucinha, que também foi secretária de Igualdade Racial no governo de Rui Costa afirmou, em seu primeiro discurso na casa, que a sua posse “é uma vitória coletiva, não só do MST, mas uma vitória coletiva das nossas pautas, das nossas lutas, das nossas causas”.
A secretária de Mulheres do PT Bahia, Liliane Oliveira, destacou a história da vida de Lucinha como uma das mais inspiradoras que já conheceu. “Lucinha é um expoente para a gente das lutas populares. É uma felicidade tê-la ocupando esse espaço na Assembleia”, afirmou a secretária.
O presidente do PT Bahia, Éden Valadares, também parabenizou a nova deputada, ressaltando as suas qualidades e o seu empenho para lutar pela transformação social. “Aguerrida, determinada, Lucinha é um quadro muito qualificado do nosso partido que com certeza contribuirá muito para o parlamento, para a Bahia e para a nossa população”, declarou.