O professor da rede estadual de ensino, ex-candidato ao Governo da Bahia, e secretário de Comunicação do PSOL, Kleber Rosa, pediu ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) a apresentação de proposta completa de aumento do piso salarial dos professores baianos que será proporcional ao piso nacional anunciado pelo Ministério da Educação (MEC).
O psolista lembra que, no ano passado, o então governador Rui Costa disse também que iria aumentar o piso. Porém, apenas os professores que recebiam abaixo do piso foram contemplados com a medida.
“Precisamos ficar atentos porque no ano passado tivemos o aumento do piso nacional e o então Governador Rui Costa garantiu à época que iria aumentar o piso também aqui na Bahia. Porém, ele só aplicou o aumento para os professores que recebiam abaixo do piso, sem respeitar o plano de cargos e salários, sem respeitar a carreira do magistério. O aumento não foi estendido aos professores por tempo de serviço e para os professores que possuem mestrado e doutorado”, frisa Kleber Rosa.
Ele pontua que a formação acadêmica do professor não pode ser “secundarizada” e o plano de cargos e salário foi conquistado pela categoria através de “muita luta” durante anos e tem que ser “respeitado”. “Precisamos que o aumento contemple todos os professores do estado. Diante do que ocorreu no ano passado, pedimos ao governador Jerônimo para apresentar a proposta completa de aumento para a categoria saber se vai precisar lutar ou se vai comemorar”, completa.