NOVA BAHIA 2024

Jovem é baleado na porta de casa e família denuncia ação policial: ‘Não vou me omitir’

Rapaz de 19 anos foi baleado na perna quando estava na porta de casa, no bairro de Paripe. Caso ocorreu na noite de domingo (4).

Jovem é baleado durante abordagem policial no bairro de Paripe, no subúrbio de Salvador

Um rapaz de 19 anos foi baleado no bairro de Paripe, subúrbio ferroviário de Salvador na noite de domingo (4) quando estava na porta de casa conversando com um primo. A família do jovem denunciou o caso na Corregedoria da Polícia Militar, pois alega que o disparo ocorreu durante uma abordagem policial no bairro.

Além disso, a família disse que após ser baleado, os policiais não permitiram que fosse acionada uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e que os PMs levaram o jovem para hospital dentro do camburão.

A mãe do estudante, Edna Oliveira, disse que além de registar o caso na Corregedoria da PM prestou queixa na delegacia nesta segunda-feira (5). “Eu criei meu filho com cuidado, eu criei meu filho para ser cidadão e não vagabundo para a polícia vir e furar o meu filho. Não vou me omitir. De maneira nenhuma. Vou levar isso até o fim. Meu filho é um cidadão e eu quero direito de cidadãos”, disse.

Por meio de nota, a Polícia Militar disse que os policiais faziam abordagens preventivas quando foram informados por moradores que havia homens armados traficando drogas nas proximidades. A polícia disse ainda que os PMs foram recebidos com tiros e revidaram. Informou também que os policiais encontraram o rapaz já baleado e levaram para o Hospital do Subúrbio e os suspeitos fugiram.

Já o estudante baleado nega a versão dos PMs. “Tinha uns traficantes lá. Só que eu e meu primo, a gente não se envolve com nada disso. Só que os policiais mandaram a gente parar. Logo quando eles viram os traficantes do lado de lá, eles [os policiais] começaram a atirar. Não deu nem tempo de correr”, contou o rapaz que preferiu não se identificar.

O estudante falou ainda que depois que foi baleado, ele ficou caído no chão esperando socorro. “Depois de uns cinco minutos que eu fiquei no chão, com eles fazendo perguntas, eles voltaram e me colocaram na viatura”, contou.

Conforme relato de moradores estava tendo uma festa “paredão” em Paripe, próximo onde ocorreram os disparos de arma de fogo. Segundo os moradores, os policiais militares chegaram no bairro fazendo abordagens violentas e dispararam diversas vezes. Na parede de uma das casas ficaram cinco marcas de tiros.

Os moradores relatam o medo que sentiram por conta do ato dos policiais e resaltou a importância do respeito que deve haver entre os PMs e os cidadãos. “O nosso dever é respeitar o trabalho da polícia e o dever da polícia é respeitar a gente como cidadão”, disse uma moradora que preferiu não se identificar.

Jovem de 19 anos foi baleado no subúrbio de Salvador e família denunciou ação da PM na Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Fonte: G1
SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA