NOVA BAHIA 2024

Jerônimo Rodrigues anuncia primeiros secretários de novo governo da Bahia

Ao todo, o próximo governo terá 25 secretários, contando com a Chefia de Gabinete, que também tem status de gestão.

O governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou os primeiros secretários do novo governo da Bahia, nesta segunda-feira (19). Três nomes do governo Rui Costa se manterão nas pastas que já são titulares, e duas atuais secretárias vão trocar de área.

Ao todo, o próximo governo terá 25 secretários, além da Chefia de Gabinete, que tem status de subsecretaria. Desse total, Jerônimo Rodrigues divulgou 11 nomes:

  • Agricultura: Wallison Torres (atual deputado estadual pelo AVANTE);
  • Assistência e Desenvolvimento Social: Fabya Reis (atual secretária de Promoção da Igualdade Racial);
  • Casa Civil: Afonso Florence (reeleito deputado federal pelo PT);
  • Chefe de Gabinete: Adolpho Loyola;
  • Educação: Adélia Pinheiro (atual secretaria da Saúde);
  • Fazenda: Manoel Vitório (segue no cargo);
  • Infraestrutura: Sérgio Brito (eleito deputado federal pelo PSD);
  • Justiça e Direitos Humanos: Felipe Freitas;
  • Relações Institucionais: Luiz Caetano (segue no cargo);
  • Saúde: Roberta Santana;
  • Turismo: Maurício Bacelar (segue no cargo).

Ao todo, o próximo governo terá 25 secretários, contando com a Chefia de Gabinete, que também tem status de gestão.

Conforme o governador eleito, na quarta-feira (21) serão divulgados mais quatro nomes, e o restante será anunciado na sexta-feira (23). O vice-governador eleito, Geraldo Júnior, também participou da cerimônia.

Conheça os secretários anunciados até agora:

  • AGRICULTURA: Wallison Torres
Wallison Torres — Foto: Divulgação/AL-BA

Conhecido como Tum, Wallison Torres é deputado estadual pelo AVANTE . Ele é bacharel em Turismo pela Faculdade de Caldas Novas (Unicaldas), de Goiás. Wallison foi assessor do deputado federal Bebeto Galvão (PSB).

  • ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Fabya Reis
Fabya Reis — Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Atual secretária da Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Fabya Reis é administradora, mestre em Sociologia, doutora e pós-doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Com larga experiência em causas sociais, Fabya já foi coordenadora executiva de Políticas para Comunidades Tradicionais e gestora da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza entre 2010 e 2012. A secretária também já liderou a pasta de Políticas para as Mulheres (SPM), entre 2012 e 2014.

  • CASA CIVIL: Afonso Florence
Afonso Florence no programa ‘Bom Dia Ministro’. — Foto: Wilson Dias/ABr

Deputado federal reeleito pelo PT com 118.021 votos, Florence é formado em História pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ele foi ministro do Desenvolvimento Agrário entre 2011 e 2012, no governo Dilma Roussef e secretário estadual de Desenvolvimento Urbano no governo de Jaques Wagner, entre 2007 e 2010.

  • CHEFE DE GABINETE: Adolpho Loyola
Adolpho Loyola — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Loyola foi um dos coordenadores de campanha de Jerônimo ao governo da Bahia. Atualmente, Loyola é assessor parlamentar na Assembleia Legislativa, mas já ocupou os cargos de diretor executivo na Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, entre 2017 e 2018, e de assessor especial da Casa Civil da Presidência da República, entre 2015 e 2016, no governo Dilma.

  • EDUCAÇÃO: Adélia Pinheiro
Governo da Bahia anuncia médica Adélia Pinheiro como nova secretária de Saúde do Estado — Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Atual secretária de Saúde, Adélia Pinheiro já foi titular de Ciência, Tecnologia e Inovação – ambas gestões no governo Rui Costa. Ela é médica formada pela Ufba, especialista em Medicina Social e mestra em Saúde Coletiva pela mesma universidade, e doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).

Adélia foi professora na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, onde alcançou os cargos de pró-reitora, vice-reitora e reitora por duas gestões consecutivas.

  • FAZENDA: Manoel Vitório
Manoel Vitório — Foto: Divulgação/GOVBA

Manoel Vitório seguirá à frente da pasta da Fazenda, que assumiu ainda em 2013 no governo Jaques Wagner. Ele é economista de formação, mestre em Análise Regional e servidor público federal de carreira.

Vitório foi vice-presidente do Conselho de Administração do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (Ipraj) e chegou a ser assessor-chefe de Planejamento do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Ele também exerceu a função de Secretário de Administração do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE).

  • INFRAESTRUTURA: Sérgio Brito
Sérgio Brito — Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Sérgio Brito foi reeleito deputado federal com 116.960 votos, pelo PSD. Ele é administrador e bacharel em Direito, com experiência à frente da Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão de Salvador entre 2009 e 2010, no mandato de João Henrique Carneiro. No estado, ele liderou a pasta de Desenvolvimento Urbano (Sedur), quando assumiu a pasta a convite do governador Rui Costa, em 2019.

  • JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS: Felipe Freitas
Felipe Freitas — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Felipe Freitas foi o primeiro homem negro anunciado para o secretariado, pelo governador eleito Jerônimo Rodrigues. Ele é formado em direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e mestre e doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UNB).

Pesquisador na área de direito, violência e política, é professor-colaborador do mestrado profissional em segurança pública da Ufba, e professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Felipe foi assessor técnico na área de igualdade racial e políticas públicas de juventude do governo do estado entre 2010 e 2011, no governo Wagner. No mesmo período, ele atuou como consultor na Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura, além de fazer parte do Fundo de Populações das Nações Unidas (2015), Rede Justiça Criminal (2016) e junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2016).

O futuro secretário também já liderou a coordenação nacional do Plano de Prevenção à Violência contra Juventude Negra do Governo Federal, de 2012 a 2014, e foi Secretário Executivo do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, entre 2015 e 2016, ambos cargos no governo Dilma.

  • RELAÇÕES INSTITUCIONAIS: Luiz Caetano
Luiz Caetano — Foto: Luís Macedo/Câmara dos Deputados

Assim como Adolpho Loyola, Luiz Caetano também foi um dos coordenadores de campanha de Jerônimo ao governo da Bahia. Atual secretário de Relações Institucionais, ele segue no cargo que assumiu em 2021.

Caetano é formado em Farmácia Bioquímica pela Ufba e foi prefeito da cidade de Camaçari por três mandatos, quando presidiu a União dos Prefeitos da Bahia (UPB). No mesmo município, ele foi vereador. Integrante do Diretório Nacional e a Executiva Nacional do PT desde a década de 90, Luiz Caetano também já foi eleito deputado estadual e federal.

* Esta reportagem está em atualização

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA