INSS já concedeu mais de 13 mil benefícios automaticamente

Até o momento, já foram concedidos cerca de 8.000 Aposentadorias por Idade e outros 5.700 Salários-Maternidades.

Desde a virada do dia 21 de maio, mais de 13 mil pessoas receberam benefícios previdenciários sem sair de casa. Nessa data, a distância entre segurados e benefícios começou a diminuir. É o fim, aos poucos, do modelo convencional de atendimento em que o segurado agenda uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido.

A medida vale inicialmente para os benefícios de Salário-MaternidadeAposentadoria por Idade urbanos. E representa um grande ganho para os segurados. A maior vantagem é a garantia do requerimento por todos que solicitarem os benefícios. É a ampliação do acesso aos serviços do INSS pela população.

Outra vantagem é que o segurado só vai a agência se for chamado. Ao acessar o Meu INSS (inss.gov.br) ou ligar para o 135, ao invés de agendar uma data para ser atendido, o segurado recebe direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento. E nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, é possível então a concessão automática do benefício.

Balanço

O INSS já concedeu até o momento cerca de 8.000 Aposentadorias por Idade e outros 5.700 Salários-Maternidades. O percentual de concessão em relação ao total de pedidos ficou em torno de 20% para a aposentadoria.

A Aposentadoria por Tempo de Contribuição também pode ser concedida automaticamente, embora ainda precise de agendamento nos casos em que a concessão automática não for possível. No total, já foram concedidos 226 benefícios dessa espécie automaticamente.

A concessão a distância começou a ser possível no INSS desde o ano passado, com a Aposentadoria por Idade. No início desse ano, foi a vez do Salário-Maternidade e, mês passado, da Aposentadoria por Tempo de Contribuição. E no dia 21 de maio, foi dada a largada para o fim do modelo convencional de agendamento, primeiramente com a Aposentadoria por Idade e Salário-Maternidade urbanos e, em breve, também para outros benefícios previdenciários.

Meu INSS

O Meu INSS é o canal na internet ou aplicativo para celulares pelo qual o cidadão pode solicitar serviços, interagir com o INSS e acompanhar as fases do pedido. Atualmente, conta com mais de 7 milhões de usuários cadastrados.

Esse número cresce a cada dia comprovando que parte dos segurados prefere o atendimento eletrônico. Mas caso prefira, o segurado pode fazer o pedido também pelo telefone ou diretamente em uma agência do INSS.

JIU JITSU FERNANDO MEIRA