CARNAVAL 2024

‘Inflação do aluguel’ cai 0,14% em agosto, aponta IGP-M

Com a ocorrência de deflação neste mês, o índice acumula uma diminuição de 5,28% no decorrer do ano de 2023 e de 7,2% ao longo do período de 12 meses

Foto: reprodução/site do FGV Ibre

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como a “inflação do aluguel”, recuou 0,14% em agosto deste ano, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (31/8) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Com a deflação registrada neste mês, o indicador acumula queda de 5,28% em 2023 e de 7,2% em 12 meses.

Deflação é a queda média de preços de produtos e serviços, que ocorre de forma contínua. Trata-se de uma “inflação negativa” – ou seja, abaixo de zero.

O resultado do IGP-M em agosto veio abaixo do esperado pelos analistas. O consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, estimava um índice positivo de 0,15% em julho. Em julho, o indicador havia recuado ainda mais: 0,72%.

IGP-M

O IGP-M é conhecido como “inflação do aluguel” porque serve de base para reajustes de diversos contratos, como os de locação de imóveis. Além da análise dos preços ao consumidor, o índice leva em consideração custo dos produtos primários, matérias-primas, preços no atacado e insumos da construção civil.

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA