CARNAVAL 2024

IBGE: turismo na Bahia cresce acima da média nacional

Fluxo de passageiros nos aeroportos da Bahia foi o maior do Nordeste, com 4,9 milhões de viajantes

O turismo na Bahia cresceu 13,6% em maio de 2023, na comparação com o mesmo mês de 2022. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as atividades turísticas no estado foram 5% maiores que o crescimento nacional (8,6%).

De acordo com o levantamento, o aumento foi resultado da movimentação econômica, principalmente, de empresas dos ramos de transportes aéreo e rodoviário, locação de automóveis, alimentação e agências de viagens. O estudo aponta que em 2023, as atividades turísticas na Bahia seguem em alta, com crescimento de 12%, entre janeiro e maio. No mesmo período, o Brasil registrou aumento de 8,4%.

Segundo a Secretaria de Turismo (Setur-BA), os indicadores de desempenho do setor em junho deste ano, seguem a linha apontada pelo IBGE. No período, a Bahia recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes durante o São João, de acordo com levantamento da secretaria.

O fluxo de passageiros nos principais aeroportos da Bahia aumentou 11,8%, em relação ao mesmo mês do ano anterior. A rede hoteleira de Salvador teve aumento de 12% na taxa de ocupação, pelo mesmo comparativo.

Aeroportos movimentados

A Setur-BA divulgou ainda, que no primeiro semestre de 2023, o fluxo de passageiros nos aeroportos da Bahia foi o maior do Nordeste, com 4,9 milhões de viajantes, enquanto o segundo colocado, Pernambuco, registrou 3,5 milhões.

Além disso, o aeroporto de Salvador se consolidou como o principal portão de entrada de estrangeiros na região, com 135,7 mil passageiros do exterior (embarque e desembarque), um incremento de 83%, no comparativo com o mesmo período de 2022. Pernambuco ficou na segunda posição, com 124,8 mil passageiros internacionais.

Segundo o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, os resultados do turismo na Bahia, atestam que as ações estão em rota de desenvolvimento.

“É gratificante ver que o esforço conjunto de todos os agentes envolvidos nas atividades turísticas, tendo à frente o Governo do Estado, coloca a Bahia em posições de liderança no país. Destaco que o nosso foco no mercado internacional teve uma grande evolução. Vamos seguir no trabalho firme e contínuo, para atrair um número maior de turistas estrangeiros e fortalecer cada vez mais os destinos baianos”, disse.

Fonte: Canal Rural

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA