CARNAVAL 2024

Hamas liberta 24 reféns no primeiro dia de trégua em Gaza

Reféns libertados deixam ambulância no Egito 24/11/2023 Al Qahera News/Reuters TV via REUTERS© Thomson Reuters

Por Bassam Masoud e Janis Laizans

GAZA/FRONTEIRA GAZA-ISRAEL (Reuters) – Combatentes do Hamas libertaram 24 reféns nesta sexta-feira, durante o primeiro dia de trégua da guerra, informou a Cruz Vermelha, incluindo mulheres, crianças e adolescentes israelenses e trabalhadores rurais tailandeses.

Nove horas depois que as armas se calaram pela primeira vez em sete semanas, a Cruz Vermelha disse que havia iniciado uma operação para facilitar a transferência de reféns em Gaza para Israel em troca de palestinos mantidos em prisões israelenses.

Vinte e quatro reféns foram transferidos para fora de Gaza e entregues a autoridades egípcias no posto de fronteira de Rafah, acompanhados por oito membros da equipe do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em um comboio de quatro carros, informou o CICV.

O Catar, que atuou como mediador do acordo de trégua, disse que 13 israelenses foram libertados, alguns com dupla nacionalidade, além de 10 tailandeses e um filipino. Trinta e nove mulheres, crianças e adolescentes palestinos foram libertados de prisões israelenses em troca dos 13 israelenses, informou o Catar.

“A dor profunda que os membros da família separados de seus entes queridos sentem é indescritível. Estamos aliviados com o fato de que alguns serão reunidos após longa agonia”, afirmou Fabrizio Carboni, diretor regional do CICV para o Oriente Próximo e Médio.

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA