IBGE abre processo seletivo com 571 vagas para recenseadores no estado

Inscrições são gratuitas e ficam abertas até a próxima quarta-feira (15)

Foto: Lícia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

O  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), abriu nesta quinta-feira (9) um processo seletivo para contratação temporária de pessoas que irão trabalhar como recenseadores no Censo Demográfico 2022. Na Bahia, são oferecidas 571 vagas em 117 municípios.

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até a próxima quarta-feira (15). Para participar, os interessados devem preencher um formulário que está disponível no site do IBGE. De acordo com o IBGE, só em Salvador são 374 vagas.

Esta seleção é a continuidade do processo seletivo simplificado regido pelo edital nº 10/2021, especificamente visando selecionar pessoas para as localidades em que o número de aprovados foi menor do que o de vagas disponibilizadas.

Trabalho de recenseador

A posição de recenseador/a exige ensino fundamental completo, mas a seleção complementar será pela análise de titulação acadêmica, ou seja, as pessoas inscritas ganharão pontos e serão classificadas conforme sua escolaridade.

De acordo com o IBGE, o cargo de recenseadores tem horário de trabalho flexível e remuneração por produtividade. As pessoas aprovadas para as vagas de recenseador/a deverão ser convocadas no início de julho e passarão por um treinamento na semana de 18 a 22 de julho.