O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (18) o fechamento de todos os shoppings centers da capital paulista e da região metropolitana de São Paulo para deter a propagação do coronavírus. Os shoppings têm até a próxima segunda-feira (23) para fechar as portas. O fechamento deve durar até o dia 30 de abril. A medida não se aplica a shoppings do interior e do litoral, apenas da Grande São Paulo.
Em nota, a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, esclareceu que trata-se de uma recomendação, e não de uma determinação.
Além dos shoppings, academias de ginásticas também terão funcionamento suspendido. As unidades terão até o domingo (22) para fechar as portas.
A decisão, que não se aplica a shoppings do interior e do litoral, foi amplamente dialogada com as autoridades responsáveis pelos setores, de acordo com o governador.
Segundo Patrícia, a prioridade no momento é evitar aglomerações nas regiões metropolitanas de São Paulo onde estão as principais ocorrências da doença.
Além do fechamento dos shoppings e academias, o governo de São Paulo, também está restringindo o funcionamento do Poupa Tempo, dando prioridade para serviços online, e suspendeu a partir da próxima segunda-feira (23) as aulas em toda rede pública.
A medida também tem como objetivo diminuir a chance de propagação da doença entre os alunos e reduzir o número de pessoas utilizando os transportes públicos, evitando aglomerações.
Casos
Até o momento, o estado de São Paulo tem 196 casos confirmados do novo coronavírus. Segundo o secretário da Saúde do Estado de São Paulo, José Henrique Germann, todos os pacientes estão sendo acompanhados, assim como os seus familiares.
Ainda de acordo com Germann, cerca de 20% dos pacientes infectados estão em estado grave, situação “esperada” pelos órgão de saúde. “O nosso atendimento está normal, temos total condição de atender os pacientes mais graves.”
Fonte: G1