GOVERNO DA BAHIA - TERRA MÃE DO BRASIL

Governadores do Nordeste acertam missão internacional com ministro da França

Os detalhes da missão do Consórcio do Nordeste na Europa foram discutidos na noite desta segunda-feira (29) entre os governadores, o ministro de Negócios na França, Jean Yves, e o embaixador do país no Brasil, Michel Miraillet. O encontro ocorreu na embaixada da França, em Brasília, com a participação do presidente do Consórcio, governador Rui Costa; dos governadores Wellington Dias (Piauí), Paulo Câmara (Pernambuco) e Fátima Nunes (Rio Grande do Norte); da vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino; do secretário-executivo do Consórcio, Carlos Gabas; e de representantes do Ceará e do Maranhão. 

A França deve ser a porta de entrada da missão internacional do Consórcio do Nordeste na Europa. Esta agenda começou a ser construída ainda no mês de junho, quando Rui fez um primeiro encontro com o embaixador francês. O governador baiano explicou ao ministro a formatação do Consórcio. “Queremos fazer compras para uma população de 55 milhões de pessoas, aumentando escala, diminuindo custos e prezando pela excelência dos serviços aos nordestinos”, disse. 

A viagem está programada para a segunda quinzena de novembro. Nas próximas semanas, o mapeamento das potencialidades do Nordeste já estará nas mãos do governo francês para o cruzamento de áreas de interesse. Saúde, meio ambiente, saneamento, energias renováveis já estão na pauta. “Vamos fazer uma agenda em favor do Brasil e em favor do Nordeste”, assegurou Rui. 

O ministro se colocou disponível para construção dessa parceria e quer nova rodada de discussão entre as equipes técnicas para acertarem os pontos estratégicos para a França e para os nove estados do Nordeste.Mais ações em Brasília

As atividades do grupo de gestores em Brasília tiveram início na tarde desta segunda (29), após reunião em Salvador, quando lançaram o planejamento estratégico, com a formalização operacional do Consórcio do Nordeste, já registrado sob CNPJ. 

Na capital federal, a comitiva presidida pelo governador da Bahia também esteve na embaixada da Rússia no Brasil, onde apresentou as potencialidades do Nordeste ao embaixador Serguey Akopov.