Governador da Bahia anuncia recursos para o programa Bahia Produtiva na CEPLAC

Governador da Bahia anuncia recursos para o programa Bahia Produtiva na CEPLAC

Em evento realizado na última quinta-feira, 29, no auditório do escritório local da CEPLAC/MAPA em Ilhéus, o governador do estado da Bahia, Rui Costa, anunciou que serão destinados, em parceira com a CEPLAC, através do programa da agricultura familiar, cerca de R$ 13 milhões para o programa “Bahia Produtiva”.

Os recursos envolvem projetos de investimento na cultura do cacau, piscicultura e fábrica de chocolate. O evento contou com a participação de representantes e produtores da agricultura familiar e diversas autoridades regionais.

Na avaliação do superintendente da CEPLAC/MAPA-Bahia, Antonio Zugaib, a grande mobilização dos produtores e comunidade regional, durante a realização dos eventos “é uma demonstração inequívoca da capacidade de aglutinação do orgão, a exemplo do êxito que foi o I Encontro de Mulheres Agricultoras Familiares, realizado na CEPLAC”.

Antes o governador esteve reunido com o Superintendente da CEPLAC na Bahia, Antonio Zugaib, na sala de reunião do núcleo regional em Ilhéus, quando ouviu do Superintendente da CEPLAC vários pleitos para o desenvolvimento socioeconômico da região Sul da Bahia.

O primeiro pleito Antonio Zugaib faz referência ao programa de difusão das novas tecnologias voltadas à cacauicultura baiana e outras atividadesassociadas. São projetos envolvendo várias áreas como melhoramento genético, fitossanidade, ações preventivas à monilíase, manejo intensivo do cacaueiro, diversificação agroeconômica e gestão territorial integrada totalizando cerca de R$ 15 milhões. O projeto é em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação (Vivaldo Mendoça), Biofábrica (Lans de Almeida) e a Secretaria de Planejamento com a participação ativa do secretário João Leão.

O segundo projeto refere-se ao Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia – PCTSul. Nesse sentido, o Superintendente disse que já esteve com o secretário Jacques Vagner e entregou um ofício solicitando um estudo especial de incentivos fiscais para o PCTSul. Além disso, Zugaib solicitou também a liberação de recursos para o GIGASUL.

O projeto se refere a serviços de infraestrutura de rede de fibra óptica para a Rede Sul-Baiana de Comunicação em Alta Velocidade para Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, denominado Projeto Giga-Sul, incluindo o fornecimento de materiais, equipamentos, instalação e manutenção.

Segundo Antonio Zugaib “a capacidade de gerar e difundir informação e conhecimento energiza as várias engrenagens que permitem fomentar a equidade social e cultural. Nos diferentes suportes tecnológicos, o acesso a meios avançados de comunicação torna-se cada vez mais relevante e a velocidade com que é feito este acesso também tem sua importância no âmbito de inclusão social. Enfim, o compartilhamento de conhecimentos gera desenvolvimento”.

O projeto Giga-Sul utiliza de fibras ópticas como meio de conectividade, provendo alta velocidade, redundância, contingência, expansão e capilaridade. Assim, será construído o Backbone da rede que consiste nos seguintes trechos: Uruçuca – Ilhéus, Ilhéus – Itabuna e Itabuna – Uruçuca.

 

O Deputado Federal baiano, Davidson Magalhães, destacou a importância que o GIGASUL e o Parque Tecnológico terão no projeto de reestruturação da CEPLAC e junto com o Superintendente convidou o governador Rui Costa para acompanhar o desenrolar do projeto que o grupo de trabalho está trabalhando através de portaria do MAPA, que vai culminar na nova CEPLAC.

O governador da Bahia Rui Costa ouviu atentamente as solicitações, fez as devidas anotações e disse que se reuniria com os secretários responsáveis pelas áreas e projetos, mas devido a importância dos referidos projetos para o desenvolvimento do Sul da Bahia, tem boa chance de atendê-los.

Participaram também da reunião o diretor da CAR, Jeandro Ribeiro, na oportunidade representando o Secretário Jerônimo Rodrigues, o prefeito de Ilhéus Mário Alexandre, a Deputada Estadual Ângela Souza, o Deputado Federal Paulo Magalhães todos colocando-se favoráveis a implantação dos projetos solicitados.

Gestões referente a estes pleitos foram iniciadas na semana anterior, quando o Superintendente da CEPLAC, Antonio Zugaib, acompanhado do chefe do escritório de representação do órgão em Salvador Jorge Mafra, esteve com o secretário de Desenvolvimento Econômico Jacques Vagner, que na oportunidade se mostrou sensível as solicitações, assegurando que as mesmas seriam devidamente encaminhadas ao Governador Rui Costa.

Fonte : Ceplac
JIU JITSU FERNANDO MEIRA