NOVA BAHIA 2024

Google responde provocações da OpenAI com integração de IA em todas as suas ferramentas

Algumas atualizações chegam aos usuários brasileiros nas próximas semanas

Foto: imagens públicas

A OpenAI, criadora do ChatGPT, anunciou na segunda-feira (13), um dia antes da conferência anual de desenvolvedores do Google, que aconteceu nesta terça-feira (14), o GPT-4o, atualização que interpreta voz, expressões faciais e responde a imagens e textos. O Google, por sua vez, posicionou o Gemini como concorrente definitivo do GPT, com avanços para a leitura de informações em larga escala e a partir de diferentes modelos de linguagem, como fotos, documentos, vídeos e áudios, de acordo com informações da Forbes Brasil.

“Uma das transformações mais importantes para o Gemini ocorreu na ferramenta de pesquisa do Google. Agora, as pessoas podem pesquisar de maneiras totalmente novas, com consultas mais longas e complexas, recuperando o melhor que a web tem a oferecer”, disse Sundar Pichai, CEO do Google, durante o evento.

O diferencial da Big Tech é a integração da inteligência artificial em todas as ferramentas da plataforma, como Gmail, Drive, Docs, Calendar e, principalmente, à barra de pesquisa, maior ativo da companhia.

Entre os novos recursos de IA estão: geradores de vídeos e imagens, um assistente virtual que pode ser utilizado em tempo real para diferentes finalidades, análise de perguntas mais complexas e organização da página de busca de acordo com as necessidades do usuário, sumários e respostas automáticas para e-mails e aplicativo próprio.

“Nossas décadas de liderança em pesquisa foram pioneiras para os avanços que impulsionam o progresso da IA, para nós e para a indústria. Além disso, nossa infraestrutura construída para a era da IA, inovação e pesquisa de ponta permitem que todos inventem o futuro”, finaliza Pichai durante o Google I/O.

Veja também

GOVERNO DA BAHIA