“Um dia lindo e especial!”. A frase dita por uma das participantes da 2ª Edição do Projeto “Viver Mulher” define o que foi esse dia dedicado especialmente a elas. A Prefeitura de Gandu e a Secretaria do Desenvolvimento Social realizaram nesta quinta (8), dia Internacional da Mulher, uma grande festa para celebrar esta data.
Com a presença do perfeito Leonardo Cardoso, da Primeira Dama, Klariana Viveiros, da vereadora Dulce (representando as mulheres na política) e do vereador Fábio de Raquel (representando a Câmara), e com o auditório do colégio estadual CETEP lotado; as mulheres participaram de atividades artísticas, palestras, atendimentos na área de saúde e tratamento de beleza. As participantes também assistiram o depoimento de mulheres que se destacam na sociedade exercendo diversas funções, como, policial, taxista, radialista, agente de limpeza e outras.
No final, as mulheres participaram de um momento de interação com as palestrantes convidadas, sorteio de brindes e música ao vivo.
Origem do Dia Internacional da Mulher.
A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto.
Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.
ASCOM/Prefeitura de Gandu.