NOVA BAHIA 2024

Ford oficializa entrega da fábrica e BYD assume instalações

A fábrica da Ford fechou em 2021

A BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, vai produzir modelos híbridos flex e elétricos – Foto: Divulgação

O contrato de transação para a entrega da fábrica da BYD, em Camaçari, foi assinado na tarde desta quarta-feira, 4, entre o governo da Bahia e a multinacional. Antes mesmo da oficialização do negócio, o grupo chinês já tinha agendado um evento na segunda-feira, 9, para o lançamento da pedra fundamental, ato simbólico que marca o início de obras da unidade.

A BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, vai produzir modelos híbridos flex e elétricos, além de ônibus e baterias. A empresa também pretende processar lítio, mas não se sabe ainda se essa atividade será em Camaçari. Estarão presentes na cerimônia o presidente global e fundador do grupo, Wang Chuanfu, a presidente para as Américas, Stella Li, e o presidente no Brasil, Tyler Li.

Através de nota, a Ford confirma que a assinatura do contrato, que segue legislação estadual, permite a utilização imediata do imóvel pelo Estado, que já acertou a venda para a BYD.

A fábrica da Ford que produzia os modelos EcoSport e Ka foi fechada em 2021, quando o grupo decidiu parar de produzir veículos no País e passou a ser importador da marca.

Veja também

GOVERNO DA BAHIA