MAIS DESENVOLVIMENTO

Feriados prolongados em 2025 devem aquecer o turismo na Bahia

A maior quantidade de feriados prolongados é, sem dúvida, um motivo de comemoração para o trade turístico, no entanto, as boas expectativas começaram a se mostrar antecipadamente neste verão

Com um extenso roteiro turístico no cardápio, aumento da população economicamente ativa e um calendário que prevê mais feriados prolongados que em 2024, o ano de 2025 promete ser promissor para o turismo baiano e brasileiro. Oficialmente, serão 10 feriados nacionais e oito pontos facultativos, sendo que a maioria deles cairá em dia útil e próximo dos fins de semana, o que facilitará ao brasileiro a possibilidade de ter ao menos quatro ‘feriados prolongados’. Este número pode ser maior, contando com os feriados e pontos facultativos estabelecidos pelos municípios e estados.

“De maneira geral, esperamos que o turismo doméstico siga aquecido ao longo de 2025, com crescimento nas taxas de ocupação e dos demais indicadores da rede hoteleira, a exemplo do que vem ocorrendo nos últimos anos após a pandemia. Será um ano com mais feriados prolongados do que 2024, o que é muito bom para o turismo de lazer, especialmente nos principais destinos turísticos do interior da Bahia, que são mais dependentes do turismo de lazer do que Salvador”, afirma o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH-BA), Thiago Sena.

A maior quantidade de feriados prolongados é, sem dúvida, um motivo de comemoração para o trade turístico, no entanto, as boas expectativas começaram a se mostrar antecipadamente neste verão, ao menos na Bahia e no Nordeste, com a pesquisa inédita realizada pela Nexus, a pedido do Ministério do Turismo, revelando que a região e o estado são os principais destinos turísticos dos brasileiros.

No entanto, para o resto do ano, a aposta está nos feriados e pontos facultativos que casam com os finais de semana. Conforme o calendário oficial do governo federal, o próximo feriado nacional é o da Sexta-Feira Santa ou Paixão de Cristo, em 18 de abril. Na segunda, 21 de abril, é o feriado de Tiradentes.

O 1º de Maio, Dia do Trabalhador, cai numa quinta-feira. Em seguida, vem o feriado de Corpus Christi, dia 19 de junho, também numa quinta-feira. Em algumas regiões, como o Nordeste, embora não seja feriado nacional o Dia de São João, 24 de junho, e a véspera (23), contam como ponto facultativo.

Na lista oficial, ainda tem o feriado nacional de 20 de novembro, dia da Consciência Negra, numa quinta-feira; e o Natal, em 25 de dezembro, também numa quinta.

“Todos aqueles feriados que vão ser estendidos, acabarão tendo pontos facultativos e chegarão no mínimo em quatro dias de folga. É um bom tempo. Geralmente dá para fazer uma viagem curta pelo estado, alguma praia próxima ou até mesmo a Chapada Diamantina, no caso da Bahia. É possível também pegar um voo e ir pra outro estado facilmente, com organização e projeção”, indica o turismólogo Eduardo Santana.

É consenso que o turismo brasileiro está em um momento de quebra de recordes e que a temporada de verão será decisiva para um 2025 ainda melhor. O setor tem recebido investimentos constantes, seja do governo federal, como do governo estadual. A nível nacional, especialistas destacam o Programa PATI, da Embratur, que tem como objetivo ampliar o número de assentos em voos internacionais com destino ao Brasil.

Para o diretor de Relações Institucionais da ABIH-BA, em relação a Salvador, além do verão, é esperado um segundo semestre forte. “A exemplo do que ocorreu nos últimos 2 anos, muito por conta da agenda intensa de eventos e congressos também, que tem se consolidado com intensidade entre setembro e início de dezembro, ajudando a impulsionar o fluxo turístico e as taxas de ocupação da rede hoteleira soteropolitana”, destacou

 

 

Veja também