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Faturamento de franquias expande 16% na Bahia

Foi o melhor desempenho do Nordeste para este modelo de negócio. Alimentação, beleza e saúde estão entre os setores de destaque

Com opções de investimento e produto para vários tipos de perfil empreendedor, as franquias seguem bem consolidadas no Brasil, incluindo a Bahia. O relatório de desempenho mais recente da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelou que este modelo de negócio continua trazendo bons resultados para franqueadores e franqueados. No segundo trimestre de 2022, a Bahia apresentou um crescimento de 13,3% no número de empresas, enquanto o faturamento avançou 16,1% durante este período. Foi o melhor desempenho no Nordeste em ambos os indicadores.

No intervalo apurado pela ABF, a Bahia tinha 7.044 empresas franqueadas. Para se ter ideia, eram 5.958 no segundo trimestre de 2020, auge da pandemia. O faturamento dos franqueados baianos no segundo trimestre de 2022 foi de R$ 1,6 bilhão, contra R$ 1,38 bilhão no mesmo período do ano passado e R$ 984 milhões entre abril, maio e junho de 2020. O bom resultado do Estado acompanha o crescimento do franchising no Nordeste, que teve uma evolução de 14%, segundo a associação de franchising. Juntos, os nove estados representam 15% do faturamento desse tipo de negócio no Brasil e 14,5% dos franqueados.

Ainda segundo informações da ABF, o setor de hotelaria e turismo foi o grande destaque do relatório de desempenho, com um crescimento de 56%, pulando de 75 para 117 empreendimentos entre 2021 e 2022, seguido do entretenimento e lazer (+39%). Outro segmento bem colocado foi a alimentação, tanto na modalidade de comércio e distribuição (+30,4%) quanto no food service (+14,7%). Apenas dois setores de franchising encolheram na Bahia: o de serviços automotivos, que teve queda de 4,8% no trimestre considerado, e o de comunicação, informática e eletrônicos (-2,9%).

Já os maiores faturamentos de franquias no segundo trimestre de 2022 vieram dos segmentos de saúde, beleza e bem estar, que arrecadou R$ 546 milhões (+18,5%) e food service, com R$ 241 milhões (+29,5%). A diretora da comissão de Saúde, Beleza e Bem Estar Danyelle Von Straten, comentou a escalada do setor tanto em faturamento quanto em número de franquias. “As pessoas estão se cuidando e se informando mais. Os hábitos para chegar aos serviços mudaram e as franquias de Saúde, Beleza e Bem-Estar, assim como todo o setor, souberam se adequar a essas mudanças. Fazer parte de uma rede é um grande diferencial, é a força do ‘grande’ agindo localmente”.

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