CAMPANHA COMBATE AO MOSQUITO EDES AEGYPTI

Exame/Ideia: Lula lidera corrida presidencial na Bahia, com 47%

Bolsonaro aparece em seguida com 29%; Ciro Gomes é o terceiro colocado, com 6%

Lula durante visita a Bahia. (Foto: divulgação)

A pesquisa Exame/Ideia com a preferência dos eleitores baianos para a Presidência da República, divulgada nesta quinta-feira (7), indica que o pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto no primeiro turno. O atual presidente e pré-candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 29%, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 6%.

Os demais são: Sofia Manzano (PCB), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB) e Pablo Marçal (Pros), que aparecem com 1%. Vera Lúcia (PSTU) e Luiz Felipe d’Ávila (Novo) têm 0,4%, José Maria Eymael tem 0,3%, e Leonardo Péricles (UP) tem 0,2%. A pesquisa foi estimulada, que é quando os nomes são apresentados em formato de lista.

Já na pesquisa espontânea, sem que o eleitor receba uma lista prévia, Lula tem 33% das intenções de voto dos baianos. Enquanto Bolsonaro tem 18%, e Ciro, 2%. Simone Tebet aparece com 0,3%, Luiz Felipe d’Ávila, André Janones e Pablo Marçal aparecem com 0,2%.

A Exame/Ideia ainda simulou um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. O petista tem 55%, contra 33% do atual presidente.

Foram ouvidas 1.000 pessoas do estado da Bahia entre os dias 1º e 6 de julho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-03452/2022.