Com 33 anos, Guilherme foi eleito prefeito do município de 106 mil habitantes nas eleições de 2024, recebendo 49,83% dos votos válidos. Ele assume o cargo oficialmente em janeiro de 2025, ao lado do vice-prefeito Alexandre Zóio.
Uma trajetória de superação e dedicação
Guilherme Gonçalves tem uma história de vida inspiradora. Antes de entrar para a política, trabalhou como coletor de lixo e trabalhador rural. Casado e pai de três filhos, ele estudou em escolas públicas e foi coroinha por dez anos em sua cidade natal. Ainda jovem, participou do Campeonato Brasileiro de Xadrez, destacando-se na competição.
Mais tarde, Guilherme passou em dois vestibulares na Fatec, optando por cursar Gestão Pública na Uninter. Segundo ele, sua experiência profissional e acadêmica o preparou para compreender as necessidades da população e conduzir mudanças significativas em Ourinhos.
Compromisso com a população
Desde cedo, Guilherme demonstrou preocupação com os problemas da cidade. Ele iniciou sua carreira pública como trabalhador rural e, aos 18 anos, foi aprovado em um concurso público para a Prefeitura de Ourinhos, onde exerceu diversas funções, incluindo a coleta de lixo.
“Eu gostava muito. Além de precisar cuidar da minha parte física para essa função, eu tinha a oportunidade de visitar locais que precisavam de melhorias”, relembra. “Essa não é uma história de vitimismo, é uma história de superação.”
Da Câmara à Prefeitura
Em 2020, Guilherme foi eleito vereador com 1.151 votos. Na eleição seguinte, em 2022, ficou como suplente de deputado estadual. Já em 2024, foi eleito prefeito de Ourinhos com 27.721 votos, prometendo “recuperar o protagonismo regional da cidade”.
Além da inovação no transporte de saúde, Guilherme destaca o papel de sua família em sua trajetória política e reforça sua motivação para “servir, e não ser servido”.
A atitude de usar o carro oficial para beneficiar a população mostra que Guilherme Gonçalves está disposto a romper paradigmas e inspirar outros gestores a seguirem seu exemplo.