Durante o anúncio do Programa Ouro Negro 2025, nesta segunda-feira (20), no Pelourinho, o deputado estadual Niltinho (PP) comentou sobre a disputa pela mesa diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), destacando a necessidade de respeitar a proporcionalidade partidária e defendendo a reeleição do atual presidente, Adolfo Menezes (PSD).
“Olha, só eu tenho um posicionamento claro. Na semana passada, nos festejos do Bonfim, eu já vinha defendendo que o jogo da bancada do Progressistas respeitasse a proporcionalidade, e isso foi consolidado hoje com a declaração do presidente Otto Alencar, após reunião do PSD, confirmando que o partido também respeitará essa proporcionalidade”, afirmou o parlamentar.
Sobre o cenário de indefinição que envolve a sucessão na presidência da AL-BA, Niltinho pontuou que há um entendimento entre o governo e o PSD para a recondução de Adolfo Menezes ao cargo, mesmo com algumas divergências pontuais. “O governo concorda, junto com o PSD, com a permanência de Adolfo Menezes. Isso deve pacificar agora. Apesar de interpretações diversas, como a vontade de Rosemberg em assumir e perpetuar sem novas eleições, eu nunca acreditei nessa possibilidade”, ressaltou.
O deputado também elogiou o trabalho de Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia, mas destacou que a escolha de Adolfo Menezes se deve à sua experiência e capacidade de condução. “Rosemberg é um grande líder, que tem contribuído muito para a casa e para o governo, mas a indicação de Adolfo foi motivada pela sua história, experiência e pela forma como ele tem dado celeridade necessária às votações, mesmo em momentos de discordância. Ele foi colocado para organizar novas eleições com tranquilidade”, explicou.
Niltinho acredita que a reeleição de Adolfo será amplamente aceita pelos parlamentares, consolidando o equilíbrio entre os partidos aliados. “Estou convicto de que o deputado será reeleito praticamente por aclamação. Talvez apenas o PSOL apresente uma candidatura, porque é uma posição tradicional do partido, mas acredito que Adolfo tem todas as condições de comandar a Assembleia por mais dois anos. Com a bênção de Deus e do Senhor do Bonfim, vamos avançar com equilíbrio e unidade no governo e na base aliada”, finalizou.
Fonte: Classe Política