Ex-campeão do UFC, Rashad Evans anuncia aposentadoria do MMA

Aos 38 anos, o ex-campeão meio-pesado do Ultimate confirmou que está se despedindo do MMA profissional; lutador vinha de cinco derrotas consecutivas em suas últimas lutas.

Uma trajetória de 14 anos no MMA profissional chegou ao fim na última segunda-feira (25). Atualmente com 38 anos de idade, o ex-campeão meio-pesado do Ultimate Rashad Evans confirmou o fim de sua carreira no esporte. Vindo de cinco derrotas consecutivas na organização, o “Suga” fez o anúncio em entrevista à ESPN americana e, além de admitir estar “desconcertado” pela forma como encerra sua passagem na modalidade, citou a “dificuldade” em escolher a hora mais precisa de se despedir do MMA.

– É difícil. Não quero sair perdendo ou nada assim, mas, ao mesmo tempo, é o que eu preciso. É o que eu preciso, porque sinto que tenho outras coisas na vida que estão me chamando também. Pensei no quão difícil seria para mim dizer realmente estas palavras ou fazer uma declaração sobre isso, mas eu precisava fazer. É parte de me cuidar e aceitar. Não posso mais me enganar sobre isso. Me sinto um pouco desconcertado pelo jeito que minha carreira terminou, mas acho que tinha que ser assim. Não acho que iria parar se não acabasse deste jeito. Ter que parar assim foi difícil, mas não há erros na vida e isso era necessário. Acredito no processo da vida e confio no universo. Sei que Deus decide o que é melhor para mim – disse Evans, que ainda afirmou que a decisão de se aposentar é definitiva.

– Posso dizer, com certeza, que não vou lutar de novo. Sinto que existem outras coisas na vida que pretendo fazer. Em um momento da vida, sentia que lutar era tudo, e foi tudo. Coloquei a vida em segundo lugar. Agora, a vida está dominando e lutar está em segundo lugar. Estava competindo em um esporte como o MMA, onde você tem muitos caras que não chegaram ao topo da montanha, que não experimentaram as coisas que experimentei, e que estavam famintos por isso, e eu estava apenas morno – concluiu.

Oriundo do Wrestling, Rashad Evans ganhou conhecimento no mundo do MMA ao vencer a segunda temporada do reality show The Ultimate Fighter. Logo depois, representando a equipe Jackson’s MMA, construiu uma trajetória de sucesso até o título meio-pesado do UFC, em 2008, quando derrotou Forrest Griffin no UFC 92. O americano foi detentor do cinturão por menos de um ano, sendo derrotado pelo brasileiro Lyoto Machida no ano seguinte e, consequentemente, deixando o posto de campeão.

Depois do revés para Lyoto, Evans ainda venceu outras quatro lutas, o que o credenciou para o title shot mais uma vez. Diante de Jon Jones, seu ex-companheiro de equipe e então rival, “Suga” bem que tentou reconquistar o título meio-pesado, mas acabou sendo superado por “Bones” na decisão unânime. Em uma carreira contabilizada por vitórias diante de nomes como Michael Bisping, Chuck Liddell, Quinton “Rampage” Jackson, Tito Ortiz, Dan Henderson, Chael Sonnen, entre outros, Rashad somou 19 triunfos e oito derrotas em seu cartel profissional.

JIU JITSU FERNANDO MEIRA