NOVA BAHIA 2024

Evasão de pedágio gera mais de 1200 autuações na BR-324

A infração é considerada grave e pode gerar acidentes

 |   Bnews - Divulgação reprodução

O recente incidente envolvendo um motorista em um carro de luxo, que evadiu a praça de pedágio na BR-324 sem pagar a tarifa, trouxe à tona uma prática irresponsável que não só resulta em multas, mas também pode desencadear acidentes graves. Colisões traseiras, engavetamentos e atropelamentos estão entre as ocorrências frequentemente registradas pelas concessionárias de rodovias. 

Passar pelas pistas de pagamento automático ou manual sem pagar a tarifa é considerada uma infração grave, prevista no artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB ou Lei n.º 9.503/97), sujeita a multa e a adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Somente na BR-324, no período de outubro de 2023 a fevereiro de 2024, foram registradas mais de 1.260 autuações por evasão. Esses registros foram possíveis graças às pistas monitoradas por equipamentos homologados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que detectam a infração de maneira automatizada. 

“Quem pratica a evasão não apenas desrespeita a lei, mas também coloca em risco a segurança dos trabalhadores que operam nas praças de pedágio e dos demais motoristas”, alerta Claudio Rissardi, superintendente adjunto de operações da VIABAHIA. 

Ao conscientizar os motoristas sobre os perigos da evasão de pedágio e enfatizar a importância do cumprimento das normas de trânsito, espera-se reduzir não apenas o número de infrações, mas também os riscos de acidentes nas rodovias. 

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA