CARNAVAL 2024

EUA aprovam envio de caças F-16 para a Ucrânia

Os Estados Unidos deram “luz verde” à Dinamarca e aos Países Baixos para enviar caças F-16 para a Ucrânia, anunciaram os governos dos dois países. A entrega não deverá ser imediata.

Provided by Deutsche Welle© Joerg Waterstraat/SULUPRESS/picture alliance

O ministro da Defesa neerlandês, Wopke Hoekstra, saudou a aprovação da entrega dos F-16 pelos Estados Unidos, considerando-a “um marco importante para a Ucrânia na defesa do seu povo e do país”.

“Congratulamo-nos com a decisão de Washington de abrir caminho para o envio de caças F-16 para a Ucrânia”, disse Hoekstra nas redes sociais, agradecendo ao chefe da diplomacia norte-americano, Antony Blinken, a “boa e rápida cooperação”.

“Vamos agora discutir a questão com os nossos parceiros europeus”, acrescentou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, que está em visita à China, confirmou à rádio pública da Dinamarca a decisão de Washington, noticiada pela agência britânica Reuters.

“Posso confirmar que o ministro da Defesa e eu escrevemos aos nossos colegas nos Estados Unidos sobre as nossas opções e recebemos uma carta amigável do secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, que nos dá algumas opções”, disse.

“Estamos agora a explorar esta questão em conjunto com os nossos aliados”, acrescentou Rasmussen.

O F-16 custa quase 60 milhões de euros e é o caça mais utilizado no mundo© Ahn Young-joon/AP Photo/picture alliance/dpa

O apoio militar continua

O anúncio surgiu um dia depois de as autoridades ucranianas terem assumido que o país não irá receber os caças norte-americanos até ao final do ano.

“É óbvio que não conseguiremos defender a Ucrânia neste outono e inverno com os F-16”, disse o porta-voz da Força Aérea, Yuri Ignat, à televisão ucraniana esta semana.

Ignat acrescentou que houve avanços em relação ao treino dos pilotos ucranianos, que poderá começar “num futuro próximo”.

Países Baixos e Dinamarca lideram uma coligação de 11 países, incluindo Portugal, que concordaram em treinar pilotos da Ucrânia, mas não foi detalhado como, quando e onde este treino será realizado.

Os caças F-16 são um dos pedidos recorrentes do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para uma contraofensiva já em curso para expulsar as forças russas das zonas ocupadas no leste e no sul da Ucrânia.

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA