O ministro do Desenvolvimento, Assistência Social e Combate à Fome, Wellington Dias, recebeu em Brasília (DF), nesta terça-feira (4), titulares das secretarias de Assistência Social dos estados nordestinos. A mobilização aconteceu através da Câmara Temática da Assistência Social do Consórcio Nordeste e contou com a presença do Governo da Bahia.
Na pauta estavam o fortalecimento das políticas e programas socioassistenciais, ampliação de recursos para a Assistência Social para a região Nordeste, investimentos voltados aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS e CRAS) e maior financiamento de ações específicas para atenção a populações vulneráveis.
O ministro ressaltou que o momento é de unir esforços dos diversos níveis de governo para fazer o país avançar no combate à pobreza. “Estamos juntos pelo fortalecimento da Assistência Social, trabalhando pela qualificação e fortalecimento das políticas. Queremos tirar o Brasil do mapa da fome e das vulnerabilidades”, destacou Wellington Dias, ao lado de assessores e secretários da pasta.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia, Fabya Reis, afirmou que o esforço de construção coletiva é o caminho viável para reestabelecer as políticas de proteção social. “As pactuações, compromissos, trocas de experiências e apoio às gestões são fundamentais para assegurarmos um Sistema Único de Assistência Social (SUAS) cada vez mais forte e efetivo. A Bahia participa ativamente desta frente”, pontuou.
Durante o encontro foram abordados, ainda, aspectos relativos à busca ativa e atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e de recursos para formação continuada de profissionais da Assistência Social.
Reunião do Fonseas
Também nesta terça-feira, na capital federal, o Governo do Estado participou da reunião do Fórum Nacional de Secretária(o)s de Estado da Assistência Social (Fonseas), com a presença de representações de todo o Brasil.
Dentre os temas em debate constaram cofinanciamento de recursos do Fundo Nacional de Assistência Social (FEAS), instalação da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS e Pacto de Aprimoramento da Política de Assistência Social.
Fonte: Ascom Seades