NOVA BAHIA 2024

Escolas estaduais promovem atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher

Com o tema ‘Quem Ama Abraça – Fazendo Escola’, a campanha promovida pela Secretaria da Educação da Bahia em parceria com Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), envolverá uma série de atividades nas escolas estaduais, durante todo o mês de março, alusivas ao Dia Internacional da Mulher (8). A campanha tem como objetivo o fortalecimento do espaço escolar, como campo privilegiado para a reflexão e a superação das diferentes formas de violência contra a mulher e discutir o papel da escola neste sentido.

Nesta terça-feira (6), a comunidade escolar do Colégio Estadual Luciano Passos, localizado na cidade de Cruz das Almas, a 146 km de Salvador, no Recôncavo, participará de rodas de conversas, palestras e exposições com temas ligados à luta das mulheres por equidade de gênero. O Colégio Estadual Monte Gordo vai promover rodas de conversa, na quinta-feira (8), pela manhã, com todos os estudantes sobre a violência contra a mulher. “A gente vai trazer esta temática como gancho para falar da igualdade entre homens e mulheres, pois entendemos que é preciso trabalhar estas questões pedagogicamente na escola”, afirmou o vice-diretor, Roberto Luiz Dantas.

O tema também será abordado no Colégio Estadual Alaor Coutinho, em Praia do Forte. “A escolha do se deu por relatos de muitos casos de violência contra a mulher e vamos fazer algumas ações que envolvem palestras, encontro com as mães para falar de autoestima e seminário”, afirmou a diretora Maria do Socorro Silva Aquino.

A diretora do Ensino Médio da Secretaria da Educação, Tereza Faria, falou sobre o papel da escola no enfrentamento às violências e para fortalecer, cada vez mais, a mulher na sociedade. “É de extrema importância inserir a pauta do empoderamento feminino na Educação Básica e de uma máxima relevância, porque as mulheres ainda são vítimas de um número absurdo de crimes, que vão desde o assédio à violência psicológica e ao feminicídio, quando efetivamente a gente perde a mulher para a extrema violência. Falar em relação à valorização da mulher, ao empoderamento e a importância de ela estar se constituindo como sujeito independente, livre e também consciente de suas potencialidades e do seu papel, ajuda a nova geração de meninas a entender que precisamos, realmente, dar um basta nessa violência”, analisa.

Na sede da Secretaria da Educação do Estado serão realizadas, de quarta (7) a sexta (9), palestras, debates e outras ações onde serão abordados temas como: violência contra a mulher, amor próprio (autocuidado), resgate a autoestima, superação e empoderamento feminino. No dia 7, a programação será realizada das 9h às 14h. No auditório da Secretaria serão realizadas duas palestras, das 11h às 12h, sobre violência moral e emocional, a partir do método de terapia emocional desenvolvido exclusivamente para mulheres, que buscam a liberdade emocional e o despertar do amor próprio, com participação da psicóloga Pri Castro, via Skype.

Ainda de acordo com a programação, das 12h30 às 13h30, a designer de moda, Madá Negrif, falará sobre Empoderamento Feminino. No dia 8, dentre outras coisas, haverá apresentações musicais com Carina Tapajós e Erich Valadares e de Black Dance, além de uma roda de conversa, das 9h50 às 11h40, com a temática “ Mulheres que fazem a diferença: seus desafios e conquistas”. Dentre as convidadas está a capitã Sheila Barbosa, que vai falar sobre a experiência como comandante da Base Comunitária de Segurança de Santa Cruz, em Salvador. Das 12h às 13h, a nutróloga Liane Barreto irá falar sobre ‘Círculo de Vivência para Mulheres através da meditação, respiração consciente e automassagem’. Na sexta-feira (9), a programação segue com ginástica laboral.

Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA