GOVERNO DO ESTADO

Erros da direita abrem “avenida de oportunidades” para Lula, diz analista

Erros da direita abrem "avenida de oportunidades" para Lula, diz analista

A um ano das eleições, a oposição de direita tem cometido erros que estão pavimentando uma “avenida de oportunidades” para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo o estrategista político Wilson Pedroso, sócio do instituto Real Time Big Data, durante sua participação no programa ‘WW Especial’, da CNN, que debateu a situação eleitoral do presidente para 2026.

O estrategista destacou que a falta de uma estratégia coesa do campo da direita abriu espaço para que a popularidade do presidente se recuperasse.

“Houve uma falta de estratégia do campo da direita, com algumas ações que acabaram resultando em um certo olhar positivo para o presidente. É uma avenida de oportunidades de erros dos adversários”, afirmou.

A combinação dos erros da oposição com as ações do governo impulsionou uma “virada” na aprovação presidencial. A virada, explicou Pedroso, é o momento em que a “taxa de aprovação volta a ser superior à taxa de desaprovação”.

Ele citou dados de “tracking” diário, indicando que a aprovação (“ótimo e bom”), do presidente Lula, subiu de 30% em julho para 37% atualmente, enquanto a desaprovação (“péssimo e ruim”) caiu de 43% para 35%.

O consultor eleitoral enfatizou que essa recuperação não é só fruto de fatores isolados, mas de uma ação estratégica. Para ele, o governo aproveitou uma sequência de boas notícias, que ajudaram o marketing a impulsionar o cenário. “Tem marketing político ajudando a entender essa virada”, observou.

Entre as ações do governo que contribuíram para a melhora, Pedroso menciona a melhora da comunicação, principalmente em redes sociais. Além disso, ele aponta que houve uma mudança na postura do presidente.

“Lula adotou uma postura mais eleitoral em inaugurações e palanques, direcionando sua fala diretamente para o público que interessa, que é o público mais pobre, que ele vinha perdendo”, concluiu.

Veja também