Entenda a importância da vacina contra HPV para saúde feminina

A atenção para ISTs deve começar ainda na adolescência; especialista ressalta que anticoncepcional não impede doenças

A saúde íntima é um elemento importante para a vida das mulheres, mas ainda possui muitos tabus. Com o início da vida sexual, várias meninas passam a fazer uso de medicamentos anticoncepcionais, mas a atenção também deve ser voltada para as Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Os cuidados ainda na adolescência evitam que problemas surjam na vida adulta sendo importante manter rotina médica, por isso a especialista chama atenção para a imunização contra o Papilomavírus (HPV).


Segundo a ginecologista e professora do curso de medicina da Faculdade Pitágoras, Lorena Galaes, o cuidado deve ter início ao final da infância. “O que acontece é que muitos pais têm medo de levar a adolescente ao ginecologista para não incentivar a vida sexual, o que não condiz com a realidade. O contato precoce com o especialista é importante para que a adolescente conheça melhor seu corpo, as alterações da puberdade e as formas de prevenir doenças”, comenta.
Ela ressalta especificamente o HPV, IST que é considerada a mais frequente no mundo e é a principal causadora o câncer do colo de útero. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o início da vida sexual entre brasileiros ocorre na adolescência. Para meninas, em torno de 14 anos e 13 anos para meninos, por isso a necessidade de uma conscientização precoce sobre infecções sexualmente transmissíveis e imunização para o HPV.


A infecção possui vacina gratuita oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 13 anos e meninos de 11 a 14. “Os meninos estão no plano de imunização do SUS porque são considerados vetores. Ou seja, se infectados, eles transmitem a doença para as meninas, podendo causar complicações”, diz.


A médica explica também os benefícios que os cuidados com saúde feminina trazem na vida adulta, principalmente após a menopausa. Fala que a mudança hormonal que acontece após a menopausa, gera um aumento das chances de infarto ou acidentes vasculares cerebrais. “Quando paramos de ovular o nosso corpo tem uma carga hormonal menor ou com alterações, que podem desencadear doenças. É uma proteção hormonal que deixa de existir no período da menopausa, por isso a importância de realizar um acompanhamento médico, boa alimentação e exercícios ao longo da vida”, conclui.

Sobre a Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos.

Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton﹒Para mais informações, acesse o site e o blog da Pitágoras.

Sobre a Kroton 

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse Kroton.