CARNAVAL 2024

Em Ubaitaba, governador inaugura DT, entrega pavimentação de ruas e equipamentos de saúde

A nova Delegacia Territorial (DT) de Ubaitaba, no sul da Bahia, foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (28) pelo governador Jerônimo Rodrigues, que realizou uma agenda de compromissos no município. Localizado no centro da cidade, o equipamento reúne investimento de R$ 1.487.231,84 entre obra física, compra de equipamentos e mobiliário, realizado por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). A nova unidade é 61ª entregue no estado e faz parte do plano de reestruturação física das forças de segurança baianas, que beneficia a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

“Nós nos alegramos muito quando a gente vem fazer uma entrega de equipamento desse. Vai dar um conforto e uma tranquilidade ao profissional da segurança pública, da polícia civil. Mas, também, para quem precisa de usar a delegacia ter um ambiente confortável, seguro. Sempre que alguém procura a delegacia já é um astral ruim, é algum problema. E, se encontra um lugar bastante prejudicado, piora a situação. Então, é pra quem trabalha e pra quem precisa do serviço”, assegurou Jerônimo.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

“São 61 novas unidades da Polícia Militar e da Polícia Civil em quase 40 municípios do nosso estado. Nós vamos atingir cerca de 600 a 700 unidades entre novas e reformadas até o final desse projeto. Então, vamos continuar com muito investimento para melhorar cada vez mais o serviço, a população e a segurança pública da Bahia. Essa é uma delegacia que é muito bem localizada, que tem melhores condições de atender a população e tem a melhor condição de trabalho ao policial e, também, lógico, proporcionando mais ações de inteligência, mais investigações, mais operações no combate à criminalidade na cidade de Ubaitaba e na região”, destacou o secretário de segurança pública, Marcelo Werner.

O governador também entregou dois kits odontológicos para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e deu por entregue pavimentações em paralelepípedo nas ruas dos bairros Armandão e Ruinha 2, onde foram investidos mais de R$ 800 mil através da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Além da pavimentação, foram realizados assentamento de meio fio, passeio e placas de sinalização das ruas

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

“O Governo da Bahia tem feito uma parceria importante com as gestões municipais, levando urbanização, melhoria do embelezamento das cidades, da questão da mobilidade, do ir e vir dos baianos e das baianas, com pavimentação de ruas, de avenidas e construção de praças em todos os municípios. Os municípios do interior, em especial os pequenos, eles têm o seu orçamento regrado, muito pequeno, se gasta tudo em saúde, em educação, e sempre falta aquela realização do sonho da população de ver as ruas pavimentadas, de sair da poeira, da lama”, explicou a titular da Sedur, Jusmari Oliveira.

Autorizações

Além das inaugurações e entregas, Jerônimo autorizou novos investimentos para a infraestrutura urbana e o esporte do município. A Sedur/Conder vai licitar as obras de pavimentação de oito ruas e a contenção de encostas no bairro Zitão, na sede da cidade. Já a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), por meio do Consórcio Litoral Sul, foi autorizada a construir o novo Estádio Municipal de Ubaitaba.

Entre 2018 e 2022, Ubaitaba recebeu uma série de investimentos do Governo do Estado em diversas áreas, com destaque para o Centro de Canoagem inaugurado em 2020, e a entrega de oito viaturas da Polícia Militar. Na saúde, além da entrega de veículos, ambulâncias, e equipamentos, em dezembro de 2023, a cidade passou a ser atendida pela Policlínica Regional de Ilhéus. Há, ainda, obras em andamento, como a implantação do Sistema de Abastecimento de Água de Piraúna e Melos e melhorias na Estação de Tratamento de Água de Ubaitaba, que devem ser concluídas em setembro de 2024.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Repórter: Lina Magalí/GOVBA

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA