CARNAVAL 2024

Em luta parelha, Alex Poatan vence na estreia com 93 kg e pede disputa de cinturão

O brasileiro derrotou o polonês por decisão dividida – Louis Grasse/Ag Fight

Alex Poatan suou, mas venceu sua estreia nos meio-pesados (93 kg) dentro do Ultimate. Diante de Jan Blachowicz, na co-luta principal do UFC 291, em Utah (EUA), o brasileiro travou um confronto equilibrado, mas, ao final dos 15 minutos de embate, foi declarado vencedor por decisão dividida dos juízes.

Com o triunfo sobre o ex-campeão e atual número 3 da categoria até 93 kg, Poatan já se aproxima de uma nova disputa de título, em outra divisão de peso. Após o combate, o brasileiro ressaltou que esse tende a ser seu próximo passo: um ‘title shot’ pelo cinturão vago dos meio-pesados.

“Foi uma luta muito dura, sabia que ele queria me colocar no chão. Mas mostrei um pouco do meu nível. Mas calma, pessoal. Ainda vou mostrar muito para vocês. Tenho um foco e o foco é o cinturão, assim como fiz nos médios. Já tinha algo conversado, acho que mereço disputar o cinturão. Não sei quem eles vão colocar (para luta comigo), mas vou lutar pelo cinturão. Quero ser campeão (com 93 kg) e depois tenho contas a acertar. Estou ansioso para disputar esse cinturão”, declarou Alex.

A luta

Blachowicz já começou a luta buscando a queda e pressionando Poatan contra a grade. Com a tentativa, o polonês expôs o pescoço e quase foi surpreendido pelo brasileiro. Depois de algumas tentativas, Jan conseguiu derrubar Alex e atacou as costas. Mochilado, Blachowicz tentou um mata-leão, bem defendido no primeiro momento pelo brasileiro. 

No segundo assalto, Poatan marchou para frente para tentar se manter na luta em pé. Com chutes baixos, o brasileiro minou a base do polonês. Atento, Blachowicz conseguiu conter o ímpeto de Alex com mais uma queda. Poatan conseguiu se levantar e aproveitou uma desaceleração do adversário para crescer no confronto.

Com a disputa virtualmente empatada, os atletas voltaram mais comedidos para o último round. Blachowicz tentou uma queda mas, cansado, viu Poatan defender e manter o confronto de pé. Na reta final, o brasileiro tomou as rédeas do combate. No entanto, nos últimos segundos, o polonês conseguiu a queda e terminou a luta por cima.

Confira os resultados do UFC 291 até então: 

Alex Poatan venceu Jan Błachowicz por decisão dividida
Derrick Lewis venceu Marcos Pezão por nocaute técnico no primeiro round
Bobby Green venceu Tony Ferguson por finalização no terceiro round
Kevin Holland venceu Michael Chiesa por finalização no primeiro round
Gabriel Bonfim venceu Trevin Giles por finalização no primeiro round
C.J. Vergara venceu Vinicius Salvador por decisão unânime
Roman Kopylov venceu Claudio Ribeiro por nocaute no segundo round
Jake Matthews venceu Darrius Flowers por finalização no segundo round
Uros Medic venceu Matthew Semelsberger por nocaute técnico no terceiro round
Miranda Maverick venceu Priscila Cachoeira por finalização no terceiro round

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA