Drª Clara Almeida dá dicas simples para aliviar dor nas costas

Drª Clara Almeida

É fato! Mais da metade da população no mundo já experimentou ou irá experimentar um episódio de dor nas costas, especialmente na parte mais baixa da coluna, na região lombar.

Quando isso ocorre é preciso ficar atento à necessidade de procurar ajuda de um profissional especializado. Na maioria das vezes, a dor costuma sumir espontaneamente, no entanto, preste atenção se:

  • A dor é tão incômoda que impede você de fazer suas atividades normais do dia-a-dia;
  • A dor vai e volta de tempos em tempos;
  • A dor começa a ser sentida também em outras partes do corpo;
  • A dor te deixa ansioso (a), nervoso (a), mal humorado (a) e perturba seu sono;
  • A dor não passa.

Se você respondeu sim em pelo menos um desses tópicos é recomendável procurar a ajuda especializada sendo que a depender de cada caso, o tratamento poderá englobar vários profissionais de saúde como médico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo entre outros.

Se a dor é apenas casual, apareceu depois de uma má posição ao dormir ou depois de um esforço maior que o de costume, por exemplo, é possível utilizar algumas estratégias para aliviar a dor, sendo que elas também podem ser feitas por aquelas pessoas que já estão em tratamento especializado, como uma forma de otimizar os resultados. Aqui eu trago 5 dicas  que podem ser utilizadas facilmente, vamos conferir?

 

1: Compressa quente no local

Pode ser feita com uma bolsa de gel aquecida ou uma toalha com água morna colocada diretamente no local da dor e permanecendo por alguns minutos. Quando a dor ocorre por uma tensão muscular, o calor da compressa tem a capacidade de relaxar o músculo diminuindo assim a dor.

 

2: Aplicação com argila verde

O local da dor costuma acumular substâncias irritativas que acabam aumentando a dor e quanto mais dor, mais substâncias irritativas chegam ao local. A argila tem propriedades anti-inflamatória, analgésica, anti-séptica, cicatrizante, e desintoxicante, sendo portanto uma ótima aliada em vários tratamentos.

Para a aplicação, misture a argila com água em um recipiente de madeira, porcelana, vidro ou silicone (evite utilizar utensílios de alumínio) e misture com uma colher de madeira até formar uma mistura pastosa; aplique na região e deixe por 20 minutos.

 

3: Massagem local

Em uma região dolorida, os locais em volta costumam ficar tensos, com uma consistência mais dura, podendo inclusive formar alguns nódulos. A massagem relaxa esses locais e produz uma sensação de bem estar, sendo uma ótima técnica para o alívio da dor nas costas. Quando associada a cremes, pomadas e sprays contendo substâncias como a arnica, hortelã e/ou mentol, seu efeito é ainda melhor.

Os movimentos devem ser preferencialmente lentos, suaves e rítmicos para o estímulo adequado do sistema nervoso e consequente diminuição da dor. Nas regiões onde encontra-se nódulos é possível aplicar uma pressão maior até sentir um relaxamento no local.

 

4: Durma adequadamente

É durante o sono que o corpo se reestabelece, tentando reparar os danos sofridos durante o dia, sendo esse o momento mais importante de recuperação do nosso organismo.

Para garantir uma boa noite de sono, durma em um ambiente tranquilo, com pouca ou nenhuma luz; use de preferência lençóis e roupas azuis para este momento, pois essa cor ajuda a relaxar; ao menos 1 hora antes de ir para cama não use aparelhos eletrônicos como televisão, celular ou computador, pois o estímulo da luz dificulta a chegada do sono.

 

5: Alongue-se

 

Mantenha o hábito de se alongar, especialmente ao acordar, depois de fazer exercícios físicos e após um dia cansativo. O alongamento relaxa a musculatura, facilita os movimentos do corpo e melhora a função. Abaixo trouxe 4 opções de alongamento  Mantenha-se em cada postura por 30 segundos e repita uma a duas vezes.

Drª Clara Almeida

Crefito 127055-F

Fisioterapeuta, Mestre em Ciências da Saúde, Pós-graduada em Saúde Coletiva e Fisioterapia Dermatofuncional, Certificada Internacional em Quiropraxia Instrumental; Formação em: Reeducação Postural Global (RPG), Pilates, Técnicas Osteopáticas, Ventosaterapia, Auriculoterapia, Oligoterapia e Florais Quânticos.

Siga no Instagram: @claralucyaa

 

 

JIU JITSU FERNANDO MEIRA