Dicas de Treino: Como Ganhar Massa Muscular Depois dos 40?

Como-Ganhar-Massa-Muscular-Depois-dos-40 Dicas de Treino: Como Ganhar Massa Muscular Depois dos 40?

Antes de iniciarmos o texto, vamos deixar uma pergunta no ar:

“Será que é mais difícil ganhar massa muscular depois dos 40 anos?”

Quem já passou dos 40 anos sabe que a tendência é engrossar o tronco, ou seja, engordar, e em seguida os membros a afinar.

No caso dos homens é devido ao processo hormonal, pela queda constante da testosterona.

Já nas mulheres as alterações são no estrogênio/progesterona.

Além disso, a rotina estressante acaba prejudicando o sono, alimentação e falta de tempo para realizar uma atividade física.

Mas agora respondendo a pergunta na qual deixamos no ar na chamada do texto…

A resposta é:

SIM! É POSSÍVEL GANHAR MASSA MUSCULAR E PERDER GORDURA APÓS OS 40 ANOS!

De acordo com o médico e bioquímico, Moacir Rosa, especialista em emagrecimento e ganho de massa muscular, torna-se possível reverter o quadro.

Porém, a solução não é fazer o uso de hormônios, pois este ao invés de resolver a situação pode ser o início de um grande problema.

Então, quem passou dos 40 anos e quer ganhar massa muscular ou perder gordura, deve seguir os seguintes passos, conforme relata o médico:

#1 – Praticar Exercícios Físicos

Realizar exercícios com carga, como por exemplo, a musculação, é de grande importância quando o assunto é massa muscular.

Logo, o ideal é pegar peso, isso mesmo, treinar com intensidade!

#2 – Suplementação

Cada vez mais as pessoas estão com falta de vitaminas. A Vitamina D, por exemplo, ajuda no aumento da testosterona e consequentemente no aumento de massa muscular.

Ainda, vitaminas e potássios são essenciais, como: Vitamina E, C, magnésio, selênio, potássio…

#3 – Estresse

Este é disparadamente quem mais atrapalha no ganho de massa muscular, porque faz com que o indivíduo perca-a de modo mais acelerado.

O estresse prejudica o sono, e é durante o sono que tem uma liberação grande de testosterona e GH (hormônio do crescimento).

Portanto, uma boa noite de sono e alimentação adequada aliada a exercícios físicos, pode regular todo o sistema hormonal.

#4 – Modulação Hormonal

É importante e há casos em que se torna necessário, como podemos citar: o indivíduo que possui uma boa alimentação, pratica exercícios físicos diariamente, dorme bem e utiliza suplementos, como vitaminas e minerais, não necessita do uso de hormônio, pois com esses pilares consegue atingir ótimos níveis. Porém, aqueles que já estão com uma baixa hormonal, precisam.

Entretanto, requer um cuidado muito especial.

Dado estes itens, a dica é: caso achar que necessita de uma modulação hormonal, recomenda-se procurar um profissional com capacidade cujos procedimentos sejam a base de hormônios bioidênticos (hormônios iguais aos que produzimos) e não hormônios sintéticos, causadores de inúmeros problemas, dado que ele irá saber a dose ideal para proporcionar os benefícios desejados.

Outra pergunta bastante comum e que gera muitas duvidas é sobre quais alimentos devem ser utilizados e não podem faltar na alimentação após os 40 anos, principalmente para quem visa conquistar massa muscular e consequentemente ter uma vida saudável.

Por isso, listamos alimentos indispensáveis após essa idade:

# Aveia

Ela contém beta-glucanos, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o nível do colesterol ruim. Ainda, conta com antioxidantes exclusivos, que protegem contra a aterosclerose (acúmulo de placas nas paredes das artérias).

# Cereja

Fonte rica em antioxidantes e antocianina, a fruta ajuda a combater doenças comuns na meia idade, como gota e artrite.

# Amêndoa

As amêndoas ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue e também a diminuir o colesterol.

# Peixe

O ômega 3 presente no óleo do peixe pode ajudar a diminuir a pressão arterial e a reduzir o risco de arritmia cardíaca. As maiores fontes do nutriente são salmão, atum e sardinha.

# Soja

A isoflavona presente na soja já foi relacionada à redução do colesterol, ao aumento da densidade óssea em mulheres após a menopausa e à melhora da fertilidade masculina.

# Tomate

Tomates são ótimas fontes de licopeno, um antioxidante capaz de inibir a formação de células cancerígenas, assim como proteger as paredes das artérias da formação de placas.

# Leite Integral

O leite integral pode ajudar a combater a perda de massa muscular associada à idade.

# Frango

Grande fonte de proteína, o frango é ótimo na tarefa de manter o peso ideal e construir músculos saudáveis.

Concluindo…

Após os 40 anos conseguir ganhar massa muscular e perder gordura fica complicado, visto que há uma queda nos hormônios, desaceleração do metabolismo, estresse, falta de tempo, má alimentação, falta de atividade física, enfim, alguns fatores acabam influenciando neste quesito.

Outubro Rosa - A gente abraça essa luta
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE