PIRAÍ DO NORTE

Dia dos namorados na quarentena: Impacto e sugestões

Nos próximos dias, muitos casais enfrentarão o mesmo dilema: O dia dos namorados durante a quarentena causada pelo novo coronavírus. Graças ao isolamento social, muitos namorados não poderão encontrar-se pessoalmente, e mesmo os que moram juntos terão opções limitadas de atividades para comemorar a data.

Por isso, vamos discutir o impacto previsto pelas empresas durante a quarentena e sugestões para que a data seja especial, mesmo que em tempos extraordinários.

Dia dos Namorados fora do comum

Uma empresa de análise mercadológica, a Toluna, realizou uma pesquisa consultando 864 pessoas para prever como casais irão se comportar nesse Dia dos Namorados, a sexta-feira dia 12 de junho.

A primeira tendência é o menor movimento externo, já que 77% dos casais afirmou que comemorarão a data dentro de casa, em companhia do parceiro. 10% farão uma chamada de vídeo, para encontro virtual. Isso provavelmente afetará a margem de lucro de restaurantes, já que apenas 33% dos consultados afirmaram que fariam pedido de comida através de aplicativos, 52% farão um jantar especial por conta própria. Só 6% afirmaram que iriam furar a quarentena, saindo de casa para encontrar com o parceiro(a) mesmo contrariando a recomendação de especialistas da saúde.

Isso não quer dizer que os presentes foram afetados, já que 77% das pessoas afirmam que irão comprar – ou já compraram – presentes para o parceiro. Nesse caso, a maioria expressou desejo de fazer a compra através da internet, evitando a movimentação em lojas mesmo nas regiões onde há a liberação parcial do comércio. Entre as categorias mais citadas de presentes, estão os perfumes, roupas, sapatos, chocolates, artigos de maquiagem, e flores. Por culpa da demanda maior, alta do dólar comercial e pressão nos sistemas de transporte, o preço de compras online tem disparado. Ainda são poucos que afirmam conhecer VPN no Brasil, mas usar esse tipo de ferramenta digital pode ajudar a evitar cookies digitais que aumentam ainda mais o valor dos produtos, garantindo maior economia.

Outra dica de promoções que combinam com o dia dos namorados são aquelas promovidas por empresas de vinhos e espumantes, que apostam no dia dos namorados e no delivery para impulsionar os lucros durante a pandemia. Assim, os casais que optarem por jantares caseiros também podem desfrutar de uma bebida mais comemorativa para a data.

Dicas para comemorar o Dia dos Namorados à distância

E para os casais que não estarão juntos, listamos algumas dicas que podem facilitar a comemoração à distância – Muitas delas também servem para os dias depois da data especial, para os casais que se encontrarão no dia mas voltarão para suas casas depois. Confira:

Filmes e séries juntos

Uma forma de matar a saudade é assistir à uma programação romântica juntos. Para isso, extensões de navegador como o Netflix Party e programas como o Kast permitem que várias pessoas assistam ao mesmo conteúdo ao mesmo tempo. Assim, você e seu parceiro(a) podem fazer pipoca, ligar a câmera, e assistir juntos ouvindo a reação um do outro.

Presentes

Enviar presentes um para o outro ficou mais fácil. Para compras online, basta colocar o endereço da pessoa amada como destino, mas para presentes feitos em casa, muitos aplicativos de transporte agora oferecem a opção de entrega de pequenos objetos, como é o caso do Uber com a modalidade Uber Flash e da Loggi, transportadora baseada em aplicativo. Com os horários sincronizados, da até para combinar de abrirem os presentes ao mesmo tempo.

Chamada por vídeo

As clássicas chamadas por vídeo podem ficar ainda mais especiais no dia dos namorados. Coloque uma música de fundo, uma ambientação aconchegante, e fones de ouvido, e passem o dia conversando como se estivessem no mesmo quarto. Alguns aplicativos oferecem efeitos e jogos que podem aumentar a interação durante a chamada.

Jogos de navegador

E quando enjoarem de toda a fofura, podem descontrair com pequenos joguinhos no navegador. Sugerimos o Stopots para jogar a famosa adedanha (stop) ou o Gartic, para rirem juntos dos desenhos apressados que um faz enquanto o outro tenta adivinhar. Quem é o melhor desenhista?

Playlist do casal

Apps de streaming de música, como o Spotify e Apple Music, permitem a criação de playlists para compartilhar com alguém. Que tal preparar uma seleção de músicas românticas e nostálgicas para ouvirem juntos enquanto conversam? Se não souber como fazer, não deixe de conferir um guia fácil.

Conclusão

Apesar da situação inusitada, com a ajuda da tecnologia muitos casais irão transformar o Dia dos Namorados de 2020 em uma memória positiva, e compensarão com muitos encontros quando a pandemia acabar. Os setores do comércio e serviços também estão se preparando para o impacto financeiro da quarentena, buscando alternativas para manter o fluxo de caixa, como promoções e entregas. Enquanto isso, esperamos que as indústrias farmacêuticas continuem os esforços para encontrar a vacina para o novo coronavírus.

Tele Coronavírus 155 começa a funcionar para atender a população gratuitamente na Bahia