Com a aproximação do primeiro turno da eleição para o governo da Bahia, o postulante ao Palácio de Ondina e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), começa a encarar uma série de obstáculos. As informações são do Jornal O Estado de São Paulo.
Segundo a última rodada da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (21), ACM Neto aparece com 48% das intenções de votos, contra 31% de Jerônimo. Na primeira rodada, em 24 de agosto, o ex-prefeito aparecia com 54%.
De acordo com a publicação, o desgaste de ACM Neto começou com o episódio em que o ex-prefeito se autodeclarando pardo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população negra no Brasil é formada por todos os que se autodeclaram pretos e pardos.
A polêmica no entorno da autodeclaração, além de outros eventos, como a oscilação do resultado de pesquisa eleitoral e a punição da Justiça Eleitoral, fez a campanha de ACM Neto acender o sinal de alerta para Neto e levou otimismo aos petistas.