Datafolha: 54% dizem não votar em Bolsonaro de jeito nenhum; 33% rejeitam Lula

Foto: divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue com a maior rejeição entre os presidenciais nas eleições deste ano. De acordo com a pesquisa Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira (26), 54% dos brasileiros afirmam que não votariam no atual mandatário de jeito nenhum.

O percentual segue estável em comparação com a pesquisa anterior, realizada em março, quando 55% dos eleitores disseram que não votariam em Bolsonaro. Porém, os dois levantamentos não são comparáveis, pois houve mudanças no cenário com inclusão ou retirada de pré-candidatos.

O pré-candidato com a segunda maior rejeição o ex-presidente Lula (PT), com 33%. Em março, seu índice de rejeição era maior, de 37%.

Segundo a pesquisa, o terceiro mais rejeitado, com 23%, é o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), que desistiu de concorrer à Presidência da República nesta segunda-feira (23). Ciro Gomes (PDT) tem índice de rejeição de 19%, seguido do General Santos Cruz (Podemos), com 11%.

A pesquisa entrevistou 2.556 pessoas em 181 cidades do país nesta quarta (25) e quinta (26). A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada no TSE com o número BR-05166/2022. A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de S.Paulo.