Sem lutar desde fevereiro de 2020, Jon Jones segue sem novo compromisso marcado. Mas isso pode mudar em breve. De acordo com Dana White, presidente do UFC, o ex-campeão dos meio-pesados (93 kg) pode fazer sua estreia no peso-pesado já em uma disputa de cinturão interino, desde que o atual campeão linear da categoria, o camaronês Francis Ngannou, fique afastado dos octógonos por um longo período.
Além de estar em meio a um impasse financeiro pela sua renovação contratual com o UFC, Ngannou terá que passar por uma cirurgia no joelho, o que o deixará fora de ação pelos próximos meses. Por isso, o dirigente máximo da entidade não descarta a possibilidade de escalar uma de suas maiores estrelas para disputar o título interino da divisão dos pesados, a fim também de manter a categoria em movimento.
“Eu não tinha pensado sobre isso, mas sim, soa como algo que nós podemos fazer. Não até nós sabermos o que Francis vai fazer ou o que vai acontecer, mas se esse for o caso, se ele acabar ficando fora por um ano, Jon poderia entrar e lutar por um título”, ponderou Dana White, em recente entrevista à ‘ESPN’ americana.
Depois de dominar a divisão dos meio-pesados por quase uma década, Jon Jones abdicou de seu cinturão até 93 kg para iniciar um processo de transição para a categoria dos pesos-pesados, ainda em 2020. Porém, o americano, assim como Ngannou, também entrou em atrito com o UFC por reivindicar uma valorização salarial, e viu sua carreira entrar em compasso de espera. Além disso, os problemas com a lei fora do octógono voltaram a aparecer, fato que também contribuiu para a demora no retorno do astro à ação.