NOVA BAHIA 2024

Coronavírus pode causar danos ao sistema cardiovascular, aponta pesquisa

Estudo chama a atenção também para pacientes que já apresentavam problemas do coração, que pode potencializar os riscos.

A contaminação por coronavírus pode causar danos ao sistema cardiovascular. Um estudo publicado na revista Nature por pesquisadores chineses, no último dia 5, indica que quatro dos cinco pacientes com lesão no miocárdio foram admitidos na Unidade de Terapia Intensiva, o que indica a natureza grave dos danos que a covid-19 causa ao coração da pessoa infectada.

O risco está no fato de a enzima ACE2 ser um receptor específico da proteína Spike, presente no coronavírus. Essa mesma enzima, por outro lado, está envolvida na função cardíaca e no desenvolvimento de diabetes mellitus e hipertensão. Além do coração, essa enzima está altamente presente também nos pulmões.

Até mesmo por causa dessa ligação, os pesquisadores sugerem que deve ser “cuidadosamente considerada” a terapia anti-hipertensiva com inibidores da enzima ACE2 ou com bloqueadores dos receptores da angiotensina. Esse sistema de peptídeos, enzimas e receptores é responsável por regular a pressão arterial.

“O mecanismo de lesão miocárdica aguda causada pela infecção por SARS-CoV-2 pode estar relacionado à ACE2. A ACE2 é amplamente expressa não apenas nos pulmões, mas também no sistema cardiovascular e, portanto, as vias de sinalização relacionadas à ACE2 também podem ter um papel na lesão cardíaca. Dado que o SARS-CoV-2 possui uma estrutura semelhante ao SARS-CoV, esse novo vírus também pode causar danos crônicos ao sistema cardiovascular, e atenção deve ser dada à proteção cardiovascular durante o tratamento para o COVID-19”, alertam os pesquisadores.

Caso o indivíduo já tenha enfrentado alguma doença cardiovascular, o Sars-CoV-2 é ainda mais letal, por levar a uma deterioração repentina do coração.

“Para pacientes com insuficiência cardíaca com doença cardíaca subjacente, a infecção por Sars-CoV-2 pode atuar como um fator precipitante para piorar a condição e levar à morte”, dizem os pesquisadores no estudo.

Por causa disso, os cientistas consideram o tratamento medicamentoso uma preocupação, particularmente o uso de antivirais. Essas substâncias podem causar insuficiência cardíaca, arritmia ou outros distúrbios cardiovasculares.

O estudo ainda reforça a preocupação com idosos. Dados indicam que pacientes acima de 60 anos infectados pelo coronavírus apresentam sintomas mais sistêmicos e pneumonia mais grave do que pacientes em faixa etária abaixo dessa idade.

SIEL GUINCHOS

Veja também

GOVERNO DA BAHIA