PIRAÍ DO NORTE

Coronavírus: 7 passos para um estilo de vida saudável

Pandemia reforçou a importância de se evitar fatores de risco como diabetes e hipertensão

Diante de tanta informação que a ciência já dispõe sobre a nova pandemia, uma das certezas mais relevantes se refere às comorbidades. Oito em cada dez mortos no Brasil de Covid-19 apresentam um fator de risco associado, como doenças cardíacas, respiratórias, diabetes ou hipertensão. Fumantes também estão no grupo de risco, já que, de maneira geral, têm doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquite crônica ou enfisema.

Trata-se de mais uma evidência da diferença que um estilo de vida saudável significa a longo prazo. Hábitos que são de nossa responsabilidade mudar, como o fumo e o sedentarismo, são a causa de 50% das mortes no mundo. A Covid-19 passa a juntar-se a esta lista.

Um estilo de vida saudável inclui alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos, controle de peso, sono adequado, estresse controlado e check-ups periódicos.

Esses hábitos devem ser mantidos durante todas as fases da vida, visando assim evitar o aparecimento das doenças crônicas.

Abaixo estão algumas dicas de como atingir um estilo de vida saudável:

1 – Diário alimentar: Aproveite a agenda do celular e coloque nela todas as refeições do dia – inclusive os deslizes. Alguns aplicativos também podem ajudar nessa tarefa. Esse é o primeiro passo para você ter noção de onde está exagerando.
2 – Objetivos claros: Comece traçando dois objetivos, um a médio e outro a longo prazos. Valorize as vitorias atingidas!
3 – Durma bem: O sono adequado é responsável por repor as energias e representa um dos segredos da longevidade.
4 – Exercício físico: Há vários aplicativos que oferecem programas e séries de exercícios para se fazer em casa. Isolamento social não é desculpa para ficar parado. Trinta minutos ao dia são suficientes. Mexa-se!
5 – Compartilhamento da experiência: Um estilo de vida saudável deve ser compartilhado com todos os membros da família, principalmente as crianças.
6 – Check-up: Não deixe de fazer seus exames semestrais ou anuais, conforme recomendação do seu médico para saber se seu plano de novo estilo de vida está funcionando e, assim, se sentir mais estimulado.
7 – Flexibilidade: O segredo de um estilo de vida saudável a longo prazo é não ser inflexível. Escolha uma das refeições da semana para comer aquilo que você gosta. Isso reforça o ânimo para seguir em frente.

Repare as dicas acima nada tem a ver com longos períodos de tempo ou grande valor de investimento. Basta boa vontade e perseverança. Adote um estilo de vida saudável e prepare-se para colher os bons frutos dessa escolha nos anos que virão. Saúde é prevenção.

Gilberto Ururahy é médico há 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check Up, líder brasileira em check up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de três livros: “Como se tornar um bom estressado” (Editora Salamandra), “O cérebro emocional” (Editora Rocco) e “Emoções e saúde” (Editora Rocco).

Tele Coronavírus 155 começa a funcionar para atender a população gratuitamente na Bahia