CARNAVAL 2024

Consórcios baianos conquistam certificação nacional para produtos da agricultura familiar

Cinco consórcios públicos conquistaram, nesta semana, a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Em um avanço significativo para a agricultura familiar na Bahia, cinco consórcios públicos, após aprovação pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), conquistaram, nesta semana, a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. A aprovação, concedida pelo Ministério da Agricultura, abre as portas para a comercialização nacional de uma ampla gama de produtos registrados pelos SIM vinculados a esses consórcios.

Os consórcios aprovados são o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico (CDS do Velho Chico), Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina (CIDCD), Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (Constesf), Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Construir) e Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia (Consid). O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) foi o primeiro consórcio do Nordeste a receber o título no ano passado.

A certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção representa uma vitória essencial para a gestão das agroindústrias, elevando a qualidade dos produtos e proporcionando uma expansão significativa nas oportunidades de comercialização em todo o território brasileiro. Resulta em benefícios diretos para os produtores rurais.

Foto: Divulgação

O presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, expressou sua satisfação com a notícia: “é uma excelente notícia para a agricultura familiar. Ao longo dos últimos anos, temos trabalhado para elevar o potencial dos produtos da agricultura familiar e colocá-los na mesa dos brasileiros e nas suas cidades”.

Jeandro Ribeiro destacou o esforço coletivo envolvido nesse processo: “Trabalhamos nisso ao longo desse tempo, são mais de 300 municípios com a lei do SIM aprovada, 24 consórcios envolvidos diretamente, mais de mil produtos certificados pelo SIM, e, agora, o Ministério da Agricultura reconheceu o esforço de cinco consórcios e permitiu que eles pudessem fazer adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal”.

A adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção amplia o acesso ao mercado para os produtos desses cinco consórcios, possibilitando a comercialização não só a nível local ou regional, mas, também, em todo o Brasil. Representa um avanço significativo para a agricultura familiar na Bahia.

Manrick Teixeira, presidente do Consórcio Público Construir e prefeito de Veredas, enfatizou o crescimento dos produtores da região com o SIM: “hoje, a gente vê no olhar desses produtores um horizonte. A gente vê o produto do pequeno agricultor inserido dentro do mercado junto com as grandes empresas, junto com todos os produtos. Isso é importante demais. A CAR foi um divisor de águas na vida de vários produtores nossos que já foram certificados pelo SIM e já vendem seus produtos regionalmente”.

Manrick ressaltou, também, a importância da CAR para a conquista do Sistema Brasileiro de Inspeção: “as parcerias das prefeituras com o Governo do Estado e com o Governo Federal é que proporcionam esses avanços. Mais uma vez, a CAR também foi primordial nessa situação, porque, sem o convênio do SIM, hoje nós não teríamos o Sistema Brasileiro de Inspeção”.

Fonte: Ascom/CAR

CARNAVAL 2024

Veja também

NOVA BAHIA