A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na sexta (6), da reunião da Câmara Setorial de Cacau e Sistemas Agroflorestais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O encontro reuniu representantes da cadeia produtiva entre instituições de pesquisa, associações de produtores, indústria e governo, onde foi apresentado o Plano Estratégico Inova Cacau 2030, realizado em conjunto pelas instituições setoriais e construído com base nos principais desafios enfrentados pelo setor produtivo.
“A cacauicultura tem papel fundamental na história do Brasil. O setor passou por momentos delicados, mas estamos vivenciando um período de estruturação e fortalecimento, por isso é importante manter o setor unido e buscar a inovação da cadeia”, afirmou Letícia Fonseca, assessora técnica da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA.
Durante a reunião, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) apresentou as linhas de pesquisa que estão em andamento, como o projeto de seleção e desenvolvimento de materiais com resistência à vassoura de bruxa, uma das principais doenças que afetam a cultura.
O Mapa abordou o cenário atual das ações de controle da moniliase, doença fúngica que tem como agente causal a espécie Moniliophthora roreri , e acomete o cacau, o cupuaçu e outras espécies do gênero.
O ministério e outros agentes têm trabalhado para a delimitação da área de ocorrência, hoje com focos identificados nos estados do Acre e Amazonas.
Assessoria de Comunicação CNA