NOVA BAHIA 2024

Clínicas-escola da Uesb: formando profissionais e assistindo a comunidade

Atender à comunidade local, exercendo um papel de compromisso social e de ensino prático aos estudantes é o objetivo das clínicas-escola e visando essa formação, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) conta com serviços ofertados por diversos cursos da área da saúde. No campus de Jequié, a Clínica Escola de Fisioterapia funciona desde 2004 e oferta mais de mil atendimentos mensais. Atualmente, alunos estão em estágio supervisionado prestando serviços para idosos, crianças, pessoas com dores musculoesqueléticas, doenças neurológicas e dermatológicas.

A coordenadora do curso, professora Camila Rego Amorim, destaca a facilidade do acesso da população às consultas mediante ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Ofertamos centenas de atendimentos por mês às pessoas através do SUS. Atendemos pessoas vulneráveis, pessoas de baixa renda, pessoas que não teriam acesso ao serviço de saúde com excelência e qualidade em outro local do município”, pontua. O trabalho individual do aluno, tem a supervisão de um professor.

Com 16 anos de serviços prestados à comunidade e de participação direta na formação profissional dos alunos, a Clínica Escola Odontológica, também no campus de Jequié, tem mais de 400 atendimentos mensais e oferta assistência nas mais diversas especialidades, como restaurações, próteses, extrações, aparelhos ortodônticos, endodontias, diagnóstico oral, periodontia, atendimento a pacientes especiais, odontopediatria, radiologia e orientações sobre higiene oral e prevenção. Muitos desses serviços não são oferecidos por outros locais de forma gratuita e com qualidade.

Fonte: Ascom/Uesb

Veja também

GOVERNO DA BAHIA